Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30549
Tipo: TCC
Título: Análise da escolha do livro didático de matemática na visão do professor
Autor(es): Santos, Angélica Nayza Fernandes dos
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: O livro didático é uma ferramenta educacional que visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, portanto é desenvolvido com base em um currículo educacional específico. O livro de matemática engloba os objetivos de aprendizagem, conteúdos, métodos de ensino e avaliação, que serve tanto como suporte para os professores no planejamento de suas aulas, quanto como material de estudo para os alunos, pois o livro acolhe informações que facilitam a assimilação do conhecimento pelos estudantes aos conteúdos propostos pelos professores. Esta pesquisa foi feita com professores graduados em matemática, consiste em responder à questão tema: A análise Da Escolha Do Livro Didático De Matemática Na Visão do Professor buscando conhecer de fato, como é feita a escolha e análise de livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental Anos Finais, nas escolas de Mamanguape–PB. Para isto, pesquisamos sobre o respectivo tema com base na Base Nacional Comum Curricular e na visão do professor quanto ao uso desses livros didáticos em sala de aula, assim como também utilizam os como contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Para responder essa pesquisa a dotou-se como percurso metodológico a pesquisa qualitativa, descritiva, com o estudo de caso de um grupo de professores de escolas de rede públicas e privada, abordando a correlação entre o livro e a dinâmica de vida entre os envolvidos na atmosfera escolar, bem como, a possibilidade de leitura quanto ao processo de ensino à aprendizagem que o material didático desenvolve entre os atores da instituição educacional. Já sobre a coletados dados, estas foram feitas a partir de duas fases, a primeira foi uma conversa de interação e entrevista com os professores e a segunda, por fim, uma análise e comparação dos dados coletados para evoluir até a conclusão da pesquisa.
Abstract: The textbook is an educational tool that aims to assist in the teaching and learning process, therefore it is developed based on a specific educational curriculum. The mathematics book encompasses learning objectives, content, teaching and assessment methods, which serves both as support for teachers in planning their classes, and as study material for students, as the book contains information that facilitates assimilation from knowledge by students to content proposed by teachers. This research was carried out with teachers graduated in mathematics, it consists of answering the theme question: Analysis of the Choice of the Mathematics Textbook From the Teacher's View, seeking to know in fact how the choice and analysis of Mathematics textbooks for Teaching is made. Elementary Final Years, in schools in Mamanguape–PB. To do this, we researched the respective topic based on the National Common Curricular Base and the teacher's vision regarding the use of these textbooks in the classroom, as well as using the National Book and Teaching Material Program as a context. To answer this research, qualitative, descriptive research was adopted as a methodological path, with the case study of a group of teachers from public and private schools, addressing the correlation between the book and the life dynamics between those involved in the school atmosphere, as well as the possibility of reading the teaching-learning process that the teaching material develops among the actors of the educational institution. The data collected was carried out in two phases, the first was an interaction conversation and interview with teachers and the second, finally, an analysis and comparison of the data collected to evolve until the conclusion of the research.
Palavras-chave: Livro Didático
Professor de Matemática
Ensino-Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30549
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngélicaNayzaFernandesdosSantos_TCC.pdfTCC5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AngélicaNayzaFernandesdosSantos_TERMO.pdfTERMO321,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons