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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30570| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Risco psicossocial na atividade docente/gestor em contexto universitário público : desafios e interlocuções na área de secretariado executivo |
| Autor(es): | Silva, Josiane Soares da |
| Resumo: | Problematizar processos de desenvolvimento e adoecimento na atividade docente/gestor constitui um campo relevante de pesquisa, interrelacionando qualidade do trabalho e saúde laboral. Problema de Pesquisa e Objetivo Geral: Essa articulação requer compreender saúde/trabalho do docente/gestor no debate entre contradições/tensões em suas trajetórias e a materialização do bem-estar/sofrimento. Portanto, objetiva-se investigar e analisar acerca da atuação do docente/gestor no curso de Secretariado Executivo Bilingue da UFPB, em termos de risco psicossocial na docência universitária. Fundamentação Teórica: O entendimento de risco parte de pressupostos da psicologia do trabalho histórico-cultural, na qual cuidar do trabalho seja transformar a organização e o processo de saúde simultaneamente. Metodologia: Trata-se de pesquisa básica diagnóstica de abordagem multimétodos, com foco exploratório e descritivo, a partir de questionário semiaberto aplicado com 7 docentes. As categorias referentes às questões abertas foram criadas com base em análise de conteúdo e as variáveis quantitativas, analisadas via estatística descritiva. Principais Resultados: Resultados apontam a atividade de gestão como um dos elementos de precarização e adoecimento da docência universitária pública, pois envolvem massividade de atividades, condições de trabalho desfavoráveis ou limitantes e sobrecarga de trabalho. Conclusão: Concluímos que a gestão universitária é representada pelo docente/gestor como algo que gera significativos impactos em sua vida sócio/laboral, como os danos à saúde. Contribuição/Impacto: Percebeu-se elementos na atividade docente/gestor que afetam a saúde e contribuem para o desenvolvimento de riscos psicossociais, como o cansaço, estresse, cobranças excessivas, dificuldade de relacionamento, comunicações empobrecidas, falta de apoio, tarefas desagradáveis e execução de atividades para além da gestão. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Secretariado executivo Gestão universitária Riscos psicossociais |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30570 |
| Data do documento: | 8-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
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|---|---|---|---|---|
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