Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O panorama da inteligência artificial para o ensino de secretariado executivo |
Título(s) alternativo(s): | The panorama of artificial intelligence for executive secretarial education |
Autor(es): | Silva, Luanna Gutemberg da |
Resumo: | O presente estudo trata sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior e sua aplicação nas disciplinas que compõem o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Problema de Pesquisa: Uma vez que o profissional de Secretariado Executivo precisa ter domínio sobre as novas tecnologias a serem implementadas no ambiente de trabalho, torna-se necessário que os professores e estudantes se atualizem e busquem conhecer e compreender o impacto positivo e negativo da I.A. nas atividades curriculares e extracurriculares. Objetivo Geral: Apresentar o panorama da I.A. no contexto universitário dos estudantes e professores de Secretariado Executivo da UFPB. Fundamentação Teórica: Autores como Duque et al (2023), Kloeckner et al (2023) e Pereira (2023) discutem a importância da utilização da IA no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Metodologia: Pesquisa documental, de campo com aplicação de questionários aos docentes e discentes de Secretariado, sob abordagem quanti-qualitativa, utilizando a Estatística Descritiva e Análise de Conteúdos para a análise dos dados. Principais Resultados: Os resultados revelam a identificação das principais ferramentas de IA utilizadas por alunos e professores, bem como seus padrões de utilização. Além disso, foram mapeadas as ferramentas que poderão ser integradas aos componentes curriculares do curso. Conclusão: Uma das principais conclusões desse trabalho é o mapeamento das ferramentas de I.A. que já estão sendo utilizadas pelos professores e discentes de Secretariado, pois, com isso, foi possível relacioná-las aos componentes curriculares que abordam a I.A em suas ementas. Contribuição/Impacto: Contribui para a atualização do ensino em Secretariado Executivo, por meio de proposta para o uso de I.A. em componentes curriculares. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Aprendizado de máquina Componentes curriculares UFPB |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574 |
Data do documento: | 6-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf | TCC | 509,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf | TERMO | 478,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons