Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O panorama da inteligência artificial para o ensino de secretariado executivo
Título(s) alternativo(s): The panorama of artificial intelligence for executive secretarial education
Autor(es): Silva, Luanna Gutemberg da
Resumo: O presente estudo trata sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior e sua aplicação nas disciplinas que compõem o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Problema de Pesquisa: Uma vez que o profissional de Secretariado Executivo precisa ter domínio sobre as novas tecnologias a serem implementadas no ambiente de trabalho, torna-se necessário que os professores e estudantes se atualizem e busquem conhecer e compreender o impacto positivo e negativo da I.A. nas atividades curriculares e extracurriculares. Objetivo Geral: Apresentar o panorama da I.A. no contexto universitário dos estudantes e professores de Secretariado Executivo da UFPB. Fundamentação Teórica: Autores como Duque et al (2023), Kloeckner et al (2023) e Pereira (2023) discutem a importância da utilização da IA no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Metodologia: Pesquisa documental, de campo com aplicação de questionários aos docentes e discentes de Secretariado, sob abordagem quanti-qualitativa, utilizando a Estatística Descritiva e Análise de Conteúdos para a análise dos dados. Principais Resultados: Os resultados revelam a identificação das principais ferramentas de IA utilizadas por alunos e professores, bem como seus padrões de utilização. Além disso, foram mapeadas as ferramentas que poderão ser integradas aos componentes curriculares do curso. Conclusão: Uma das principais conclusões desse trabalho é o mapeamento das ferramentas de I.A. que já estão sendo utilizadas pelos professores e discentes de Secretariado, pois, com isso, foi possível relacioná-las aos componentes curriculares que abordam a I.A em suas ementas. Contribuição/Impacto: Contribui para a atualização do ensino em Secretariado Executivo, por meio de proposta para o uso de I.A. em componentes curriculares.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Aprendizado de máquina
Componentes curriculares
UFPB
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdfTCC509,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdfTERMO478,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons