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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30586| Tipo: | TCC |
| Título: | Vivências de educação emocional para pessoas com deficiência: um caminho para o empoderamento |
| Autor(es): | Morais, Vitória Monteiro de |
| Primeiro Orientador: | Dantas, Taísa Caldas |
| Resumo: | Os estudos acerca do campo da Educação Emocional evidenciam sua importância para o reconhecimento e valorização das diversidades existentes em nossa sociedade, em especial no que diz respeito às pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho consiste em: analisar a importância da Educação Emocional como um caminho para as pessoas com deficiência vivenciarem um processo de empoderamento e quebra do capacitismo em suas vidas. Para alcançar esse objetivo, foi realizada a pesquisa qualitativa, adotando a metodologia de pesquisa de campo descritiva, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevista a partir de um roteiro semiestruturado, com seis estudantes com deficiência que vivenciaram práticas da Educação Emocional por meio de um projeto de extensão. Os resultados alcançados por meio da pesquisa, evidenciaram o capacitismo como o principal motivo de transferência escolar, bem como o principal estímulo das emoções primárias tristeza e raiva. Além disso, os resultados apontaram a Educação Emocional como um caminho para o fortalecimento da identidade e empoderamento desses sujeitos. |
| Abstract: | Studies on the field of Emotional Education highlight its importance for recognizing and valuing the diversity that exists in our society, especially with regard to people with disabilities. From this perspective, the general objective of this work is to analyze the significance of Emotional Education as a means for people with disabilities to experience a process of empowerment and to free themselves from ableism in their lives. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, adopting a descriptive field research methodology. Interviews based on a semi-structured script were used as a data collection tool, involving six students with disabilities who had experienced Emotional Education practices through an extension project. The results obtained through the research revealed ableism as the main reason for school transfers, as well as the main trigger for primary emotions such as sadness and anger. In addition, the results pointed to Emotional Education as a way of strengthening the identity and empowerment of these individuals. |
| Palavras-chave: | Educação emocional Empoderamento Capacitismo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30586 |
| Data do documento: | 30-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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