Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30637| Tipo: | TCC |
| Título: | O brincar na educação infantil e suas teorias: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da UFPB |
| Autor(es): | Albuquerque, Isabelle Sousa de Melo |
| Primeiro Orientador: | Souza, Thaís Oliveira de |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal analisar a base teórica adotada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tratam do Brincar na Educação Infantil, especificamente no curso de Pedagogia da UFPB. Dessa forma, delineamos os seguintes objetivos específicos: refletir acerca da importância do exercício do brincar para a Teoria Histórico-cultural; mapear a presença das pesquisas que tratam do brincar no Repositório Institucional da UFPB – curso Pedagogia, identificando características como: distribuição temporal, aspectos metodológicos e concepções do brincar. A fundamentação teórica desta pesquisa foi baseada na Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, e também trouxemos brevemente as teorias de Piaget e Wallon. Diante disso, este estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, a metodologia utilizada foi construída a partir de uma revisão bibliográfica e documental. De acordo com o que analisamos nos TCCs encontrados no repositório, a partir da delimitação do assunto “Lúdico-jogos e brincadeiras”, pudemos refletir acerca das bases teóricas dos trabalhos, e os resultados apontam que há uma falta de rigor científico na elaboração da fundamentação teórica, pois muitas das pesquisas trazem citações avulsas de autores sem que haja conexão entre as teorias, apresentando assim, contradições teóricas. Faz-se necessário uma maior revisão no que diz respeito aos conceitos e reflexões levantadas nos estudos. Os dados analisados apontam também que não há uma constância na quantidade de trabalhos que trazem a ludicidade e o brincar, pois considerando o número total de 974 trabalhos, disponíveis no repositório do curso de Pedagogia em abril de 2024, apenas 35 tratam sobre o assunto, sendo considerado um número baixo tendo em vista a importância da temática para o curso de Pedagogia. |
| Abstract: | This study's main objective was to analyze the theoretical basis adopted in the Course Conclusion Papers (TCCs) that deal with Play in Early Childhood Education, specifically in the Pedagogy course at UFPB. Therefore, we outline the following specific objectives: reflect on the importance of playing for Historical-Cultural Theory; map the presence of research that deals with playing in the UFPB Institutional Repository – Pedagogy course, identifying characteristics such as: temporal distribution, methodological aspects and conceptions of playing. The theoretical foundation of this research was based on Vygotsky's Historical-cultural Theory, and we also briefly brought the theories of Piaget and Wallon. Therefore, this study is a research with a qualitative and quantitative approach, the methodology used was constructed from a bibliographic and documentary review. According to what we analyzed in the TCCs found in the repository, based on the delimitation of the subject “Playful-games and games”, we were able to reflect on the theoretical bases of the works, and the results indicate that there is a lack of scientific rigor in the elaboration of the foundation theory of the works, as many of the researches bring individual authors without there being a connection between the theories, thus presenting theoretical contradictions. A greater review is necessary with regard to concepts and elevated reflections in studies. The data analyzed also shows that there is no consistency in the number of works that bring playfulness and play, as considering the total number of 974 works, available in the Pedagogy course repository in April 2024, only 35 deal with the subject, which I consider a low number considering the importance of the topic for the Pedagogy course. |
| Palavras-chave: | Brincar Educação infantil Teoria histórico-cultural |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30637 |
| Data do documento: | 8-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ISMA05062024.pdf | 821,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
