Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646
Tipo: TCC
Título: Educação para liberdade: um caminho para ressocialização de mulheres em situação de cárcere
Autor(es): Lopes, Helena Martins dos Santos
Primeiro Orientador: Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira
Resumo: O estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do Sistema penitenciário feminino constitui um campo pouco explorado nas análises realizadas nos cursos de graduação nas mais diversas áreas dos institutos de Ensino Superior do Brasil. Tal lacuna também se reflete acerca da realidade dos presídios femininos do Estado da Paraíba. A presente pesquisa tem por fontes documentos e relatos orais de professoras que estão presentes junto as mulheres em situação de cárcere. Durante a realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia da História Oral por constituir um importante recurso para ampliação de informações, reflexões e interpretações das práticas de EJA no sistema penitenciário além disso está situada no campo da pesquisa qualitativa. O trabalho utilizou-se dos relatos de uma professora do sistema prisional do Estado da Paraíba visando trazer a individualidade de suas experiências dentro da educação em prisões com o objetivo de analisar o papel da educação na ressocialização de mulheres em situação de cárcere. A pesquisa dialoga com as obras e conceitos de Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault e Erwing Golfmam.
Abstract: The study on Youth and Adult Education within the female prison system constitutes a scarcely explored field in the analyses conducted in undergraduate courses in various areas of Higher Education institutions in Brazil. This gap also reflects the reality of incarcerated women in the state of Paraíba. The present research relies on documents and oral reports from professors who work with women in prison. During the analysis, the methodology of Oral History was used as an important resource for expanding information, reflections, and interpretations of Youth and Adult Education practices in the prison system. The work relied on the accounts of a professor of the prison system of the state of Paraíba, aiming to bring out the individuality of her experiences within prison education. The research engages with the works and concepts of Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault, and Erwing Golfmam. This work reflects on the education of Young and Adult Women within the prison system and its role in rehabilitating women who experience the deprivation of liberty, as well as the challenges within the field of education.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Sistema prisional
Ressocialização - mulheres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMSL05062024.pdf672,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons