Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação para liberdade: um caminho para ressocialização de mulheres em situação de cárcere |
| Autor(es): | Lopes, Helena Martins dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira |
| Resumo: | O estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do Sistema penitenciário feminino constitui um campo pouco explorado nas análises realizadas nos cursos de graduação nas mais diversas áreas dos institutos de Ensino Superior do Brasil. Tal lacuna também se reflete acerca da realidade dos presídios femininos do Estado da Paraíba. A presente pesquisa tem por fontes documentos e relatos orais de professoras que estão presentes junto as mulheres em situação de cárcere. Durante a realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia da História Oral por constituir um importante recurso para ampliação de informações, reflexões e interpretações das práticas de EJA no sistema penitenciário além disso está situada no campo da pesquisa qualitativa. O trabalho utilizou-se dos relatos de uma professora do sistema prisional do Estado da Paraíba visando trazer a individualidade de suas experiências dentro da educação em prisões com o objetivo de analisar o papel da educação na ressocialização de mulheres em situação de cárcere. A pesquisa dialoga com as obras e conceitos de Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault e Erwing Golfmam. |
| Abstract: | The study on Youth and Adult Education within the female prison system constitutes a scarcely explored field in the analyses conducted in undergraduate courses in various areas of Higher Education institutions in Brazil. This gap also reflects the reality of incarcerated women in the state of Paraíba. The present research relies on documents and oral reports from professors who work with women in prison. During the analysis, the methodology of Oral History was used as an important resource for expanding information, reflections, and interpretations of Youth and Adult Education practices in the prison system. The work relied on the accounts of a professor of the prison system of the state of Paraíba, aiming to bring out the individuality of her experiences within prison education. The research engages with the works and concepts of Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault, and Erwing Golfmam. This work reflects on the education of Young and Adult Women within the prison system and its role in rehabilitating women who experience the deprivation of liberty, as well as the challenges within the field of education. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Sistema prisional Ressocialização - mulheres |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646 |
| Data do documento: | 13-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HMSL05062024.pdf | 672,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
