Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30677
Tipo: | TCC |
Título: | O fardamento escolar e suas relações de poder na escola |
Autor(es): | Cavalcanti, Ana Carolina Protasio |
Primeiro Orientador: | Silva, Robson Guedes da |
Resumo: | O fardamento escolar está presente em nossa sociedade há bastante tempo. Inicialmente, tinha o propósito de identificar os alunos e padronizar a vestimenta, mas outros significados foram sendo atrelados a ele no decorrer dos anos. Assim, com base em estudos sobre a constituição da escola, a moda e o fardamento escolar e o controle dos corpos, este trabalho tem como objetivo compreender de quais formas o fardamento é utilizado, dentro e fora do espaço escolar, no controle dos corpos. Para tal, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico para buscar o referencial que se aproxima da nossa temática e utilizar em nossa análise e também nos apoiamos no estudo de caso para verificar como essas questões aparecem nas imagens analisadas na discussão deste trabalho. O estudo imagético e nossas análises nos permitiu verificar que o fardamento não tem apenas apelo estético, como também busca disciplinar os corpos e padronizar diante das normas dominantes de nossa estrutura social. Sendo assim, esperamos que este estudo contribua no entendimento acerca das influências causadas com o uso do fardamento escolar e bem como os padrões e normas sociais são reproduzidos através dele. |
Abstract: | School uniforms have been present in our society for a long time. Initially, it had the purpose of identifying students and standardizing clothing, but other meanings became attached to it over the years. Thus, based on studies on the constitution of the school, fashion and school uniforms and the taming of bodies, this work aims to understand in what ways the uniform is used, both within and outside the school space, in taming of bodies. For this purpose, we conducted a bibliographic research to find references that align with our theme and to utilize in our analysis and we also relied on a case study to examine how these issues appear in the images analyzed in the discussion of this work. The imagery study and our analyses allowed us to verify that the school uniform not only has an aesthetic appeal but also seeks to discipline bodies and standardize them according to the dominant norms of our social structure. Therefore, we hope that this study contributes to understanding the influences caused by the use of school uniforms, as well as how social standards and norms are reproduced through them. |
Palavras-chave: | Fardamento escolar Relações de poder Moda e educação Uniformização e controle dos corpos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30677 |
Data do documento: | 3-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACPC06062024.pdf | 802,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons