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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30688
Tipo: TCC
Título: Cultura patriarcal em imagens visuais na literatura para a educação infantil
Autor(es): Maradei, Ana Paula Pereira de Castro
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar semioticamente as imagens visuais das ilustrações de um dos livros disponíveis para a Educação Infantil no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2022 - edição literária. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que transita pelo campo da semiótica, conforme Santaella (2012) e Peirce (2008). Essa pesquisa parte da observação da construção de conceitos e ideias pelas crianças pequenas a partir da sua leitura de mundo, e sua atenção e apropriação das imagens, antes de aprenderem a leitura das palavras, principalmente no espaço escolar, onde são expostas a diversos temas novos e considerando esse espaço a abertura para a discussão. Para isso, utilizamos o conceito de imagem visual apresentado por Carlos (2010 e 2015) e Sardelich (2006) em diálogo com os autores Santos e Saito (2020), Silva e Ribeiro (2017), sobre literatura na Educação Infantil. Com Barbosa (2004), Jacome e Pagoto (2009), Gibim (2019) e Seixas et al. (2020) dialogamos sobre as questões de gênero e a cultura patriarcal. Este diálogo considerou as orientações sobre a abordagem da literatura na Educação Infantil segundo os documentos normativos para essa etapa da educação, como A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A análise semiótica das imagens visuais de “Mamãe foi trabalhar”, de Solimar Silva (2013), sugere a reprodução de estruturas patriarcais na organização familiar, mostrando uma divisão desigual do trabalho e fortalecendo estereótipos de gênero, por meio de significantes visuais que fazem referência à forma como as mulheres são culturalmente impostas ao cuidado com as crianças e afazeres domésticos, mesmo que também trabalhem fora de casa. Conclui-se que as imagens visuais do livro infantil analisado tendem a contribuir para a manutenção do sistema patriarcal.
Abstract: This study aimed to semiotically analyze the visual images of illustrations in one of the books available for Early Childhood Education in the National Program of Textbooks (PNLD) of 2022 - literary edition. It is a bibliographical research that navigates through the field of semiotics, according to Santaella (2012) and Peirce (2008). This research stems from the observation of how children construct concepts and ideas from their reading of the world, and their attention to and appropriation of images, before learning to read words, especially in the school environment, where they are exposed to various new themes and consider this space as open for discussion. To do this, we used the concept of visual image presented by Carlos (2010 and 2015) and Sardelich (2006) in dialogue with authors Santos and Saito (2020), Silva and Ribeiro (2017), on literature in Early Childhood Education. With Barbosa (2004), Jacome and Pagoto (2009), Gibim (2019), and Seixas et al. (2020), we engaged in discussions about gender issues and patriarchal culture. This dialogue considered guidelines on approaching literature in Early Childhood Education according to normative documents for this stage of education, such as the National Common Curricular Base (BNCC), and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). The semiotic analysis of the visual images in "Mamãe foi trabalhar" ("Mom went to work") by Solimar Silva (2013) suggests the reproduction of patriarchal structures in family organization, showing an unequal division of labor and reinforcing gender stereotypes through visual signifiers that reference how women are culturally imposed to care for children and household chores, even if they also work outside the home. It is concluded that the visual images in the analyzed children's book tend to contribute to the maintenance of the patriarchal system.
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Imagem visual
Análise semiótica
Cultura patriarcal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30688
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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