Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30699| Tipo: | TCC |
| Título: | Políticas curriculares e tecnologias educacionais: um estudo de caso no município de João Pessoa/PB |
| Autor(es): | Cunha, Noemir Leite Virgínio |
| Primeiro Orientador: | Rocha, Nathália Fernandes Egito |
| Resumo: | A educação, dentre outras finalidades, se configura como um processo de busca pelo conhecimento contínuo e desenvolvimento holístico do indivíduo. A escola, a fim de atingir esse objetivo, organiza um conjunto de aprendizagens e constroi currículos, os quais são articulados com outras práticas e agentes e influenciados por valores e intencionalidades políticas, sociais, econômicas e culturais. Através das tecnologias, os processos educativos e pedagógicos encontram princípios e ferramentas poderosas para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem. Contudo, a integração da tecnologia na educação e especificamente, nas políticas curriculares se configura como um desafio e uma oportunidade que exige reflexões. Nesse contexto, este trabalho, que se configura como estudo de caso, propõe identificar as políticas curriculares e o lugar das tecnologias educacionais no município de João Pessoa, buscando compreender como esses elementos se articulam e impactam o processo educativo local. Para fundamentação teórica, além de autores como Sacristán (2000), Ball (1997) Moran (2000, 2007, 2013) e Kenski (2007), nos pautamos nos documentos curriculares vigentes para educação básica, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo de Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e os documentos curriculares municipais. Dessa maneira, o objetivo geral deste trabalho é identificar quais concepções em torno das tecnologias educacionais são incorporadas nas políticas curriculares do município de João Pessoa e como são apresentadas as orientações para integração destas nas práticas pedagógicas. Utilizamos o método de pesquisa qualitativa, exploratória e do tipo estudo de caso. Quanto à análise nos pautamos na triangulação de dados de autores da área de currículo e tecnologia, documentos acerca das políticas curriculares nacionais e do Município de João Pessoa. Por meio das análises, pôde-se observar que a integração das tecnologias educacionais no currículo é quase nula, ainda que mencionado em alguns documentos ou professores assumam tal prática, contudo não é regulamentado por uma construção curricular. Destarte, pôde-se, também constatar a necessidade de uma política curricular que vise tal integração de maneira sólida, reconfiguração da formação do professor para tal atuação e que possibilite uma formação holística do estudante. |
| Abstract: | Education, among other purposes, is configured as a process of searching for continuous knowledge and holistic development of the individual. The school, in order to achieve this objective, organizes a set of learning and builds curricula, which are articulated with other practices and agents and influenced by political, social, economic and cultural values and intentions. Through technologies, educational and pedagogical processes find powerful principles and tools to expand teaching and learning possibilities. However, the integration of technology in education and specifically in curriculum policies is a challenge and an opportunity that requires reflection. In this context, this work, which is configured as a case study, proposes to identify curricular policies and the place of educational technologies in the municipality of João Pessoa, seeking to understand how these elements are articulated and impact the local educational process. For theoretical foundation, in addition to authors such as Sacristán (2000), Ball (1997) Moran (2000, 2007, 2013) and Kenski (2007), we are guided by current curricular documents for basic education, such as the National Common Curricular Base (BNCC ), the Technology and Computing Curriculum of the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB) and municipal curricular documents. Thus, the general objective of this work is to identify which concepts around educational technologies are incorporated into the curricular policies of the municipality of João Pessoa and how the guidelines for integrating these into pedagogical practices are presented. We used the qualitative, exploratory and case study research method. As for the analysis, we were guided by the triangulation of data from authors in the area of curriculum and technology, documents about national curriculum policies and the Municipality of João Pessoa. Through the analyses, it was observed that the integration of educational technologies in the curriculum is almost zero, although it is mentioned in some documents or teachers assume this practice, however it is not regulated by a curricular construction. Therefore, it was also possible to see the need for a curricular policy that aims at such integration in a solid way, reconfiguring teacher training for such action and enabling holistic student training. |
| Palavras-chave: | Currículo Educação básica Políticas curriculares Práticas pedagógicas Tecnologias educacionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30699 |
| Data do documento: | 10-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NLVC10062024.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
