Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30701| Tipo: | TCC |
| Título: | Empatia educacional: influência da relação docente-discente na permanência dos estudantes de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB |
| Autor(es): | Carvalho, Kamylla Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Uyguaciara Veloso |
| Resumo: | A empatia educacional no processo formativo dos profissionais da educação surge como uma característica primordial para a atuação pedagógica. Visando compreender a relação professor-aluno, questionamos como a empatia educacional pode auxiliar na permanência dos estudantes. Dessa maneira, delimitamos que o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar como ocorrem os processos empáticos na relação entre os docentes e os discentes, identificando a influência da empatia na permanência dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por esse viés, utilizamos o relatório do projeto EscutAção Discente da UFPB, como fonte documental, o qual utilizou-se de alguns preceitos Rogerianos, onde identificou a situação emergente, de discussões constantes acerca da relação professor-aluno no Ensino Superior, abordando condições favoráveis de crescimento, por intermédio da empatia, aceitação positiva incondicional e congruência. |
| Abstract: | Educational empathy in the formative process of education professionals emerges as a fundamental characteristic for pedagogical performance. Seeking to understand the teacher-student relationship, we question how educational empathy can assist in student retention. Therefore, we aim to investigate how empathic processes occur in the relationship between teachers and students, as well as to identify the influence of empathy on the retention of students in the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB). In this vein, we use the report of the EscutAção Discente project at UFPB as a documentary source, which relied on some Rogerian precepts, identifying the emerging situation of constant discussions about the teacher-student relationship in Higher Education, addressing favorable conditions for growth through empathy, unconditional positive regard, and congruence. |
| Palavras-chave: | Ensino superior Relação professor-aluno Empatia Carl Rogers |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30701 |
| Data do documento: | 1-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KFC10062024.pdf | 420,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
