Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077
metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade e construção do conhecimento: discutindo processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visual
metadata.dc.creator: Gomes, Luanda Figueirêdo
metadata.dc.contributor.advisor1: Medrado, Betânia Passos
metadata.dc.description.resumo: Ao longo do tempo, no contexto educacional, vem-se discutindo a importância da relação entre afetividade e cognição na sala de aula. No entanto, ainda nos dias atuais, percebe-se a preocupação dos professores com relação à maneira de se estabelecer esta relação em suas aulas e como se apropriar destes momentos para criar uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)em um contexto de construção do conhecimento sócio-historicamente desenvolvido (VYGOTSKY, 1998). Com o entendimento de que no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, afetividade e processos cognitivos são inseparáveis, objetivamos discutir de que maneira processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visual, proporcionados pela professora, contribuem na criação de ZDPs. Nosso corpus, coletado no âmbito do PRODELE, é composto de notas de campo e vídeos em uma sala de aula de inglês para alunos com deficiência visual. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora estabeleceram a relação entre afetividade e construção do conhecimento, bem como a criação de ZDPs, a partir dos quais seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa.
Abstract: Not available.
Keywords: Afetividade
Ensino
Língua inglesa
Deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077
Issue Date: 27-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFG27082013.pdf650,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons