Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077
Tipo: TCC
Título: Afetividade e construção do conhecimento: discutindo processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visual
Autor(es): Gomes, Luanda Figueirêdo
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Ao longo do tempo, no contexto educacional, vem-se discutindo a importância da relação entre afetividade e cognição na sala de aula. No entanto, ainda nos dias atuais, percebe-se a preocupação dos professores com relação à maneira de se estabelecer esta relação em suas aulas e como se apropriar destes momentos para criar uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)em um contexto de construção do conhecimento sócio-historicamente desenvolvido (VYGOTSKY, 1998). Com o entendimento de que no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, afetividade e processos cognitivos são inseparáveis, objetivamos discutir de que maneira processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visual, proporcionados pela professora, contribuem na criação de ZDPs. Nosso corpus, coletado no âmbito do PRODELE, é composto de notas de campo e vídeos em uma sala de aula de inglês para alunos com deficiência visual. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora estabeleceram a relação entre afetividade e construção do conhecimento, bem como a criação de ZDPs, a partir dos quais seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Afetividade
Ensino
Língua inglesa
Deficiência
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077
Data do documento: 27-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFG27082013.pdf650,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons