Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31013| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O gênero textual relato de experiência : uma proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio |
| Autor(es): | Silva, Reginaldo Pedro de Lima |
| Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
| Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do gênero textual relato de experiência no 1º ano do Ensino Médio, integrando-o às aulas de Projeto de Vida e o Ensino da Língua Materna. O objetivo é promover a reflexão e compreensão dos aspectos sociolinguísticos presentes no gênero textual relato de experiência. O relato de experiência é um tipo de texto que permite aos estudantes expressarem vivências pessoais e compartilharem aprendizagens, desenvolvendo habilidades de escrita, reflexão e autoria. Com isso a sequência didática proposta baseia-se em atividades progressivas envolvendo a leitura e análise de relatos de experiência, a identificação de características desse gênero textual e a produção de textos próprios pelos alunos. Ao integrar essa proposta às aulas de Projeto de Vida, busca-se estimular os alunos a refletirem sobre suas experiências pessoais, identificar aprendizagens e planejar futuras ações. Já no contexto do ensino da Língua Materna, a proposta visa aprimorar a capacidade de expressão escrita, enriquecer o vocabulário e desenvolver competências linguísticas. Acreditamos que essa abordagem integrada contribuirá para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a escrita autêntica, o pensamento crítico e a construção de identidades. Além disso, a proposta busca valorizar a diversidade de experiências dos estudantes, estimulando a empatia e o diálogo entre eles. A sequência didática é estruturada em etapas progressivas, que envolvem a leitura e análise de relatos de experiência autênticos, a produção individual e coletiva de relatos e a reflexão sobre a diversidade sociolinguística. Espera-se que essa proposta contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os para a expressão da sua identidade e experiências vivenciadas, além de promover uma consciência sociolinguística mais ampla. |
| Abstract: | This dissertation presents a proposal for a didactic sequence for teaching the textual genre experience report in the 1st year of high school, integrating it with Life Project classes and Mother Language Teaching. The objective is to promote reflection and understanding of the sociolinguistic aspects present in the textual genre experience report. The experience report is a type of text that allows students to express personal experiences and share learning, developing writing skills, reflection and authorship. With that, the proposed didactic sequence is based on progressive activities and involving the reading and analysis of experience reports, the identification of characteristics of this textual genre and the production of their own texts by the students. By integrating this proposal into Life Project classes, the aim is to encourage students to reflect on their personal experiences, identify lessons learned and plan future actions. In the context of mother tongue teaching, the proposal aims to improve the ability to express oneself in writing, enrich vocabulary and develop language skills. We believe that this integrated approach will contribute to the integral development of students, promoting authentic writing, critical thinking and the construction of identities. In addition, the proposal seeks to value the diversity of students' experiences, stimulating empathy and dialogue between them. The didactic sequence is structured in progressive stages, which involve the reading and analysis of authentic experience reports, the individual and collective production of reports and reflection on sociolinguistic diversity. It is expected that this proposal contributes to the integral development of students, enabling them to express their identity and lived experiences, in addition to promoting a broader sociolinguistic awareness. |
| Palavras-chave: | Gênero textual - Relato de experiência Sequência didática Ensino médio Projeto de vida Língua materna Experience report Didactic sequence High school Life project Mother tongue |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31013 |
| Data do documento: | 2-Out-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReginaldoPedroDeLimaSilva_Dissert.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
