Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31118
Tipo: TCC
Título: Uma proposta de ensino de Jazz Funk para as mulheres.
Título(s) alternativo(s): A proposal for teaching Jazz Funk to women.
Autor(es): Sant´Ana, Wanessa da Silva
Primeiro Orientador: Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo aplicar e validar uma proposta pedagógica de dança que dialogue com as potencialidades do corpo que dança, contribuindo para reflexões acerca da aceitação do próprio corpo, desenvolvendo a autonomia, autoconhecimento e fomentando o empoderamento feminino. Essa proposta foi desenvolvida para refletir a construção do sentimento de autoconfiança de mulheres que não se sentem confortáveis com seus corpos, utilizando como instrumento o Jazz Funk. Sendo assim, essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa participante. A produção dos dados se deu a partir do oferecimento de um módulo sobre Jazz Funk com um conjunto de quatro aulas, ocorrendo uma vez na semana e com a duração de duas horas cada, além da aplicação de um formulário sobre o perfil socioeconômico das participantes e de um questionário aberto no início e no final das aulas. A partir da realização da pesquisa considera-se que na dança é possível tornar mulheres mais confiantes e determinadas, além do aprofundamento do autoconhecimento e da escuta corporal, facilitando o aprendizado do Jazz Funk, contribuindo com o seu empoderamento em sua vida pessoal e profissional.
Abstract: No Abstract
Esta investigación tiene como objetivo aplicar y validar una propuesta pedagógica de danza que dialoga con las potencialidades del cuerpo danzante, contribuyendo a reflexiones sobre la aceptación del propio cuerpo, desarrollando la autonomía, el autoconocimiento y promoviendo el empoderamiento femenino. Esta propuesta fue desarrollada para reflejar la construcción de un sentimiento de autoconfianza entre mujeres que no se sienten cómodas con su cuerpo, utilizando el Jazz Funk como instrumento. Por lo tanto, esta investigación se desarrolló desde un enfoque cualitativo, utilizando como método la investigación participante. Los datos se obtuvieron ofreciendo un módulo sobre Jazz Funk con un conjunto de cuatro clases, realizadas una vez por semana y con una duración de dos horas cada una, además de la aplicación de un formulario sobre el perfil socioeconómico de los participantes y de un cuestionario abierto en el inicio y fin de clases. A partir de la investigación realizada se considera que en la danza es posible lograr que las mujeres sean más seguras y decididas, además de profundizar en el autoconocimiento y la escucha corporal, facilitando el aprendizaje del Jazz Funk, contribuyendo a su empoderamiento en el ámbito personal y profesional.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Jazz funk - Ensino
Dança - Ensino não-formal
Mulher - Dança - Empoderamento
Corpo - Dança - Autoconhecimento
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31118
Data do documento: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSS14112023.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons