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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31333
Tipo: TCC
Título: Competências socioemocionais na educação do campo: concepções e mediação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Kalynda Farias da
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções e os processos de mediação de competências socioemocionais de professores que atuam nos anos iniciais, em escolas do campo do município Salgado de São Félix-PB. Utilizamos como referencial teórico Ponte (1992), para discutir as concepções de professores; Machado (2002), Perrenoud (1999), Brasil (2018), no que se diz respeito a definição do termo competências; Abed (2014), Sette e Teixeira (2021), Silva (2022), para fundamentar as reflexões sobre competências socioemocionais; Bisarro e Santos (2020) para fundamentar as competências socioemocionais no contexto das escolas do campo; Feuerstein (1980 apud Meier; Garcia, 2011), no processo de mediação do professor. Adotamos uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Quanto aos procedimentos a pesquisa se configura em um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário dividido em três partes: (I) Identificação; (II) Dados profissionais e perfil pedagógico; (III) Sobre o tema investigado. Esta última, composta por treze questões que contemplaram três categorias: competências socioemocionais: concepções, desafios e necessidades docentes; proposta pedagógica da escola; e mediação para o desenvolvimento de competências socioemocionais, o instrumento foi aplicado a doze professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e analisado na perspectiva da análise temática. Também buscamos identificar nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas investigadas como a temática competências socioemocionais é abordada e evidenciamos que, embora esses documentos tenham sido elaborados após a BNCC, não contemplam essa temática de forma direta. Os resultados apontam para uma visão superficial sobre as competências socioemocionais, além de práticas de mediação que muitas vezes não mobilizam aspectos socioemocionais. Concluímos que há uma fragilidade na mediação pedagógica para o desenvolvimento de competências socioemocionais, o que demanda um investimento na formação continuada de professores, dado que, por meio de processos de mediação, podem mobilizar competências socioemocionais nos estudantes de escolas do campo.
Abstract: The objective of this research was to investigate the conceptions and mediation processes of socio-emotional skills of teachers who work in the initial years, in rural schools in the municipality of Salgado de São Félix-PB. We used Ponte (1992) as a theoretical reference to discuss teachers’ conceptions; Machado (2002), Perrenoud (1999), Brasil (2018), regarding the definition of the term competencies; Abed (2014), Sette and Teixeira (2021), Silva (2022), to support reflections on socio-emotional skills; Bisarro and Santos (2020) to support socio-emotional skills in the context of rural schools; Feuerstein (1980 apud Meier; Garcia, 2011), in the teacher mediation process. We adopted a qualitative, exploratory approach. Regarding procedures, the research is configured as a case study. Data were collected through a questionnaire divided into three parts: (I) Identification; (II) Professional data and pedagogical profile; (III) About the topic investigated. The latter, composed of thirteen questions that covered three categories: socio-emotional skills: conceptions, challenges and teaching needs; school's pedagogical proposal; and mediation for the development of socio-emotional skills, the instrument was applied to twelve teachers who work in the early years of Elementary School and analyzed from the perspective of thematic analysis. We also sought to identify in the Pedagogical Political Projects of the schools investigated how the topic of socio-emotional skills is addressed and we demonstrated that, although these documents were prepared after the BNCC, they do not directly address this topic. The results point to a superficial view of socioemotional skills, in addition to mediation practices that often do not mobilize socioemotional aspects. We conclude that there is a weakness in pedagogical mediation for the development of socio-emotional skills, which requires investment in the continued training of teachers, given that, through mediation processes, they can mobilize socio-emotional skills in students from rural schools.
Palavras-chave: Educação do campo
Mediação de aprendizagem
Competências socioemocionais
Concepções
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31333
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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