Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31484
Tipo: Dissertação
Título: Cantando a Reforma Protestante : o protagonismo das mulheres no início do movimento
Autor(es): Ramos, Manuel Machado Goncalves
Primeiro Orientador: Maia, Paulo Roberto de Azevedo
Resumo: O presente trabalho investiga o potencial da canção enquanto um recurso didático eficaz no ensino de História, tendo como recorte temático a Reforma Protestante, com foco na atuação e influência das mulheres reformadoras e apologetas Argula von Grumbach e Marie Dentière. Os conceitos estruturantes do quadro teórico foram articulados sobre os referenciais de MacGrath (2007, 2012, 2014), Lindberg (2017), Delumeau (1989), Salviano (2021), Napolitano (2002), Bitterncourt (2011), Brum (2020), Morais (2017), dentre outros. Quanto ao produto final, elaborou-se e foi aplicado um conjunto de quatro oficinas direcionas as turmas do 7º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. O propósito global dessas oficinas consistiu na reflexão e avaliação da eficácia da análise de canções enquanto ferramenta pedagógica no âmbito do ensino da história. Além disso, visou orientar e analisar paródias criadas pelos próprios estudantes. O tema central abordado nas oficinas, bem como na produção das paródias, foi a Reforma Protestante, com ênfase na figura notável da reformadora Argula von Grumbach.
Abstract: The present work investigates the potential of the song as an effective didactic resource in the teaching of History, with the Protestant Reformation as its thematic focus, focusing on the performance and influence of women reformers and apologists Argula von Grumbach and Marie Dentière. The structuring concepts of the theoretical framework were articulated based on the references of MacGrath (2007, 2012, 2014), Lindberg (2017), Delumeau (1989), Salviano (2021), Napolitano (2002), Bitterncourt (2011), Brum (2020) , Morais (2017), among others. As for the final product, a set of four workshops were developed and implemented aimed at the 7th year classes of the Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Lynaldo Cavalcanti in Albuquerque. The overall purpose of these workshops was to reflect on and evaluate the effectiveness of song analysis as a pedagogical tool in the context of history teaching. Furthermore, we aim to guide and analyze parodies created by the students themselves. The central theme addressed in the offices, as well as in the production of parodies, was the Protestant Reformation, with an emphasis on the notable figure of the reformer Argula von Grumbach.
Palavras-chave: Ensino de história
Reforma Protestante
Canção - Recurso didático
Mulheres reformadoras
Argula von Grumbach, 1492-1568
History Teaching
Song
Parodies
Women
Protestant Reformation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31484
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManuelMachadoGoncalvesRamos_Dissert.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons