Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31711
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem significativa: uma metodologia de otimização para o ensino de língua estrangeira (Espanhol). |
Autor(es): | Machado, Ana Silvia Guimarães |
Primeiro Orientador: | Ponte , Andrea Silva |
Resumo: | Aprender uma língua estrangeira é de suma importância em um mundo globalizado. É nesse sentido que a língua espanhola se torna indispensável no ensino regular, pois contribui para o desenvolvimento integral do aluno. A razão para esta pesquisa surgiu da realidade que muitos professores enfrentam hoje em dia na sala de aula, a falta de motivação na aprendizagem e o baixo rendimento escolar. Assim, a primeira preocupação do professor deve ser a de conduzir o aluno a construir significado sobre o que ele sabe e o que ele irá aprender e não a de apresentar conteúdos e métodos prontos. Cremos, com total confiança e com o respaldo na teoria de Ausubel, que através da aprendizagem significativa o entusiasmo não será apenas momentâneo, mas suscitará uma participação do aluno em aprender. Para viabilizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica de finalidade aplicada, exploratória, hipotéticodedutiva, com abordagem qualitativa através de procedimentos bibliográficos e documentais. Esperamos que este trabalho sirva de “ancorador” para novas pesquisas sobre aprendizagem significativa como método de ensino motivacional para alunos de língua estrangeira, no nosso caso o espanhol |
Abstract: | Aprender una lengua extranjera es muy importante en el mundo globalizado. Es en este sentido que la lengua española es indispensable en la enseñanza secundaria, pues contribuye para el desarrollo integral del alumno. La razón para esta pesquisa partió de la realidad de muchos profesores enfrentan hoy en día en las clases de español, la falta de motivación en el aprendizaje y el bajo rendimiento escolar. Así, la primer preocupación del profesor debe ser la de conducir el alumno a construir el significado de lo que él ya lo sabe con el que irá a saber y no presentar contenidos y métodos ya prontos. Creemos, con total confianza y con respaldo en la teoría de Ausubel, que a través del aprendizaje significativa, el entusiasmo no será apenas momentáneo, pero suscitara una participación del alumno en aprender. Para viabilizar este trabajo, utilizamos la pesquisa bibliográfica de finalidad aplicada, exploratoria, hipotético-deductiva, con abordaje cualitativa a través de procedimientos bibliográficos y documentales. Esperamos que este trabajo sirva de “ancla” para nuevas pesquisas sobre aprendizaje significativa como método de enseñanza motivacional para alumnos de lengua extranjera, en nuestro caso el español. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa motivação conhecimentos prévios estratégias motivacionais |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31711 |
Data do documento: | 30-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaSilviaGuimarãesMachado_TCC.pdf | TCC | 838,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaSilviaGuimarãesMachado_TERMO.pdf | TERMO | 201,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons