Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183| Tipo: | TCC |
| Título: | “Só tá faltando o verbinho”: uma análise da ativação e do desenvolvimento das capacidades de linguagem em aula de língua inglesa |
| Autor(es): | Menezes, Raniere de Araújo |
| Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
| Resumo: | Esta monografia tem como base fundadora princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), os quais entendem que as relações sociais são indispensáveis para que haja construção do conhecimento. Como a linguagem é uma ferramenta mediadora por excelência das relações sociais (VYGOTSKY, 2008 [1934]), é fundamental o estudo do ensino de línguas com o respaldo de abordagens sociointeracionistas. Entendendo que a língua é dialógica (BAKHTIN, 2004) e que esta se dá em contextos específicos, a análise do uso das capacidades de linguagem (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) para o ensino de língua estrangeira se torna pertinente, uma vez que o seu uso é necessário para que seja possível a assimilação e a produção de textos escritos e orais por parte dos indivíduos (CRISTÓVÃO, 2009). Objetivando analisar de que maneira a ativação e mobilização das capacidades de linguagem ocorrem em um determinado contexto, a coleta do corpus foi realizada em um curso de idiomas administrado pelo Estado da Paraíba. O corpus deste trabalho é composto por questionário, notas de campo e gravações em áudio de aulas ministradas por uma professora de Inglês em duas turmas de diferentes níveis do ensino da língua inglesa. A análise desses dados demonstrou que a ativação das capacidades aconteceu no contexto observado, porém não em toda a sua potencialidade. Além disso, constatou-se que a capacidade linguístico-discursiva foi a mais acionada e que o uso da língua materna, no contexto observado, não possuía relação direta com as capacidades de linguagem. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Linguística – aspectos sociais Análise de Discurso Língua Inglesa – estudo e ensino |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183 |
| Data do documento: | 14-Dez-2011 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAM14122011.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
