Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31841
Tipo: Dissertação
Título: Quanta vida cabe em cinco anos ? Leituras nas aulas de história sobre raça, gênero e classe a partir do diário Quarto de Despejo (1960)
Autor(es): Ramires, Rosane Silva
Primeiro Orientador: Maior Júnior, Paulo Roberto Souto
Resumo: Esta dissertação concentra-se nos estudos acerca da História e Literatura em sala de aula, cuja fonte histórica a ser analisada é a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, e parte do capítulo 12 do livro didático História, Sociedade e Cidadania (2018), de Alfredo Boulos, do 9º ano do Educação Básica. Na obra, observamos as reflexões contidas no diário sobre a vivência da autora enquanto mãe, mulher, negra, catadora de papelão e moradora da Favela do Canindé (SP), e no livro, nos atentamos ao discurso desenvolvimentista presente durante a segunda década de 1950 no governo de Juscelino Kubitschek. Para esse fim, buscamos pensar, na nossa pesquisa, o letramento histórico, ampliando assim a construção do ensino-aprendizagem numa perspectiva horizontal, cooperativa, antissexista e decolonial no ensino de História. Tais discussões contribuem para o alargamento de possibilidades de recontar a história, observando tanto as dores como as ressignificações realizadas por mulheres invisibilizadas, não pertencentes ao padrão homogêneo, branco e elitista e pouco discutido nos livros didáticos. Para nosso embasamento teórico, utilizamos autoras como: Pesavento (2004); Bittencourt (2008); Schmidt (2009); Crenshaw (2002); Louro (2012); Lugones (2019); Petit (2009; 2019); Hooks (2017); Vergés (2020); Schwarcz (2015); Rocha (2020); Soares (2009; 2011); Pearce (1978); Bassanezi (2022); e autores como Freire (2015); Meiyer (1998); Geraldi (2010), entre outras/os. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa ocorre através da análise de conteúdo do gênero textual diário. O produto final é o roteiro de uma peça teatral a ser desenvolvido na rede básica sobre a autora referida.
Abstract: This dissertation focuses on the study of History and Literature in the classroom, with the historical source to be analyzed being the work "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" (1960) by Carolina Maria de Jesus, and a portion of Chapter 12 from the textbook "História, Sociedade e Cidadania" (2018) by Alfredo Boulos, for the 9th grade of Basic Education. In Carolina Maria de Jesus's diary, we examine reflections on her experience as a mother, woman, black person, cardboard collector, and resident of the Canindé Favela (São Paulo). In the textbook, our attention is drawn to the developmental discourse prevalent during the second decade of the 1950s in Juscelino Kubitschek's government. To achieve this goal, we seek to apply historical literacy in our research, thus expanding the construction of teaching and learning from a horizontal, cooperative, anti-sexist, and decolonial perspective in the teaching of History. These discussions contribute to broadening the possibilities of retelling history, considering both the pains and the redefinitions carried out by marginalized women who do not conform to the homogeneous, white, elitist standard often overlooked in textbooks. For our theoretical foundation, we draw on authors such as Pesavento (2004), Bittencourt (2008), Schmidt (2009), Crenshaw (2002), Louro (2012), Lugones (2019), Petit (2009; 2019), Hooks (2017), Vergés (2020), Schwarcz (2015), Rocha (2020), Soares (2009; 2011), Pearce (1978), Bassanezi (2022), and others. In this sense, qualitative research takes place through the content analysis of the textual genre "diary." The final product is the script for a theatrical play about the mentioned author.
Palavras-chave: Ensino de história
Letramento histórico
Carolina Maria de Jesus - Escritora
Gênero - Relações
Relações étnico-raciais
History education
Gender relations
Historical literacy
Gender
Ethnic-racial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31841
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosaneSilvaRamires_Dissert.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons