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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31853
Tipo: Tese
Título: Entre fotografias e (in)visibilidades: análise da resposta brasileira de acolhimento aos Warao em Roraima a partir do método iconológico de Panofsky sob à luz dos direitos humanos
Autor(es): Gomes, Cárita Chagas
Primeiro Orientador: Franca Filho, Marcílio Toscano
Primeiro Coorientador: Santoro, Emílio
Resumo: As fotografias são capazes de materializar visivelmente poderes, saberes e argumentos que passariam despercebidos por olhares desatentos. Logo, contornando o tradicional normocentrismo jurídico, o objeto nuclear desta tese consiste em analisar a narrativa pictórica a respeito dos Warao produzido pela célula de Comunicação Social da Força Tarefa Logística Humanitária de Roraima (FT Log Hum), a fim de elucidar a visibilidade desse grupo étnico na resposta juspolítica de acolhimento humanitário no Brasil. Para isso, buscamos, numa perspectiva etnicamente orientada em respeito a alteridade, com arrimo nos Direitos Humanos, compreender a visibilidade dos Warao no contexto migratório considerando-se a forma como se reconhecem, como a sociedade de acolhida os reconhecem, e como se dá a interação de ambos por meio de um reconhecimento mútuo, de acordo com o regime de visibilidade do tipo social. Interpretamos, pelo método iconológico de Erwin Panofsky, os registros fotográficos de indígenas da etnia Warao capturados, sobretudo, no abrigo indígena venezuelano Janokoida, na cidade de Pacaraima, entre 2018 e 2019, por Bruno Percut, 2° Sargento da Marinha do Brasil, integrante da referida célula. Ao final, concluímos que a fotografia tal qual o direito comunicase por uma linguagem que engloba simbolização da ação humana, e portanto, propaga um certo modo de ver que envolve a conjugação de um modelo de organização social e histórico da percepção imagética regulador das funções da visão e seus diversos usos.
Abstract: Photographies are capable of visually materializing knowledge, authority and arguments that would go unnoticed. Soon, evading the traditional legal normativism, the main focus of this thesis consists in analyzing the pictoric narrative around the Warao produced by the cell Comunicação Social da Força Tarefa Logística Humanitária de Roraima (FT Log Hum), looking to elucidate the visibility of this ethnic group in the legal response to the humanitarian refugee in Brazil. We seek, through an ethnically oriented perspective in respect for otherness, supporting the Human Rights, to understand the visibility of the Warao in the migratory context, considering the way in which they recognize themselves, how the host society recognizes them, and how the interaction of both takes place through mutual recognition, according to the regime of social type visibility. We interpreted, using the iconological method of Erwin Panofsky, photographic records of indigenous people of the Warao ethnic group registered, primarily, in the Venezuelan indigenous shelter Janokoida, in the city of Pacaraima, between 2018 and 2019, by Bruno Percut, 2nd Sergeant of the Brazilian Navy, member of said cell. In the end, we conclude that photography, like law, communicates through a language that encompasses the symbolism of human action, and therefore, propagates a certain way of perceiving that involves the combination of a social and historical organization model of the imagery perception that regulates vision functions and their various uses.
RIASSUNTO. Le fotografie sono capaci di materializzare visibilmente poteri, conoscenze e argomenti che passerebbero inosservati ad occhi disattenti. Pertanto, aggirando il tradizionale nomocentrismo giuridico, l'oggetto centrale di questa tesi è analizzare la narrativa iconografica sui Warao prodotta dal gruppo di comunicazione sociale della Task Force Humanitarian Logistics of Roraima (FT Log Hum), al fine di chiarire la visibilità di questa etnia nella risposta giuridica dell'accoglienza umanitaria in Brasile. Per questo cerchiamo, in una prospettiva di supporto ai Diritti Umani etnicamente orientata nel rispetto dell'alterità, di comprendere la visibilità dei Warao nel contesto migratorio, considerando il modo in cui si riconoscono, come li riconosce la società ospitante, e come l'interazione di entrambe queste prospettive influisca sul mutuo riconoscimento, secondo il regime di visibilità del tipo sociale. Oggetto dell’interpretazione, condotta usando il metodo iconologico di Erwin Panofsky, sono le testimonianze fotografiche di indigeni di etnia Warao catturate principalmente nel campo profughi indigeno venezuelano di Janokoida, nella città di Pacaraima, tra il 2018 e il 2019, da Bruno Percut, 2° Sergente della Marina brasiliana, membro del gruppo di comunicazione FT Log Hum. Il lavoro si conclude sostenendo che la fotografia, come il diritto, comunica attraverso un linguaggio che racchiude la simbolizzazione dell'azione umana, e, quindi, propaga un certo modo di vedere che implica la combinazione di un modello di organizzazione sociale e storica della percezione delle immagini che regola le funzioni visive e i loro vari usi.
Palavras-chave: Direitos humanos
Teoria - História do direito
Método iconológico
Índios Warao
Operação Acolhida
Human rights
Theory - History of law
Iconology method
Warao indians
Diritti umani
Indiani Warao
Operazione Acolhida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31853
Data do documento: 2-Mar-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

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