Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31860
Tipo: | TCC |
Título: | PANORAMA SOBRE AS ATIVIDADES DE ESCUTA DO LIVRO FORMANDO CIDADÃOS 5 ANOS |
Autor(es): | SANTOS, YANNA ELLEN DE SOUSA |
Primeiro Orientador: | Dialectaquiz, Andréa Burity |
Resumo: | Devido ao processo de globalização, aprender uma língua estrangeira vem se tornando nos últimos anos uma necessidade e não um diferencial. Diante desse fato, muitos pais buscam escolas que ofertam a língua inglesa para as crianças cada vez mais cedo, como disciplina regular ou educação bilíngue. Tendo em vista essa situação, esse trabalho trata de elaborar um estudo inicial voltado para as atividades de escuta no livro didático Formando Cidadãos 5 anos English com o objetivo de observar se o material facilita o aprendizado do aluno nessa faixa etária, se as atividades são relevantes e efetivas bem como considera quais adaptações de materiais seriam necessárias se o livro não for suficiente. Para dar base à pesquisa foram utilizados os documentos oficiais da educação, principalmente a Base Nacional Comum Curricular (2017), que rege a educação brasileira, além da literatura de J. J. Wilson, em How to Teach Listening (2008), J. McDonough, C. Shaw, H. Masuhara, em Materials and Methods in ELT (2013) e M. M. Cezario e M. E. Martelotta em Aquisição da linguagem (2008). Após a análise, concluímos que o material serve como guia cronológico de atividades, as atividades não se encaixam no que prega a BNCC para educação infantil e as atividades de escuta não necessariamente seguem uma sequência didática, levando o professor a elaborar atividades que complementem as presentes no livro. |
Abstract: | Due to globalization, learning a new language is becoming a new priority in recent years. Facing this new reality, many parents have been searching for schools with a foreign language in their curriculum or a bilingual school for their kids. Bearing that in mind, this research evaluates the listening activities in the book Formando Cidadãos 5 anos English. Aiming to observe if these activities befit the kid's ages, as well as, analyse if the activities are relevant and effective. The official document for Brazilian education, Base Nacional Comum Curricular supported this final term work (TCC), alongside J. J. WILSON, in How to Teach Listening (2008), J. McDonough, C. Shaw, H. Masuhara, in Materials and Methods in ELT (2013) and M. M. Cezario, M. E. Martelotta in Aquisição da linguagem (2008). As a result, we could conclude that the Coursebook can be used as a guide for some activities, however, they do not match the ideas from BNCC for preschoolers and the listening activities do not follow the steps of a listening sequence scheme. |
Palavras-chave: | Ensino de língua inglesa, educação infantil, livro didático, BNCC, listening. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31860 |
Data do documento: | 1-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_ (9).pdf | 618,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons