Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31877
Tipo: TCC
Título: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO REAL INSCRITO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA LETRAS-INGLÊS-UFPB NA PANDEMIA DE COVID 19
Autor(es): CAVALCANTI, ADELSON
Primeiro Orientador: Reichmann, Carla Lynn
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, norteado a partir dos conceitos das Ciências do Trabalho (Amigues, 2004; Clot, 2007; Medrado e Reichmann, 2012; Araújo, 2021), trata de investigar o trabalho real evidenciado em cinco relatórios de estágio produzidos em 2022, durante a pandemia, por alunos da licenciatura Letras-Inglês da UFPB, durante seus estágios supervisionados em escolas públicas de ensino Médio do estado da Paraíba, sendo este seu objetivo geral. O estudo foi dividido em cinco etapas, a Introdução, a Fundamentação Teórica, a Metodologia, Resultados e Análise e por fim, as Considerações Finais. Foi adotada a metodologia qualitativo-interpretativa (Bortoni-Ricardo, 2008, p.135), que diz, “ a pesquisa qualitativa, se constrói tendo como base o interpretativismo e consiste na análise de um ou mais processos, que ocorram em um ou mais ambiente, levando sempre em consideração os atores sociais envolvidos e a forma que interpretam esses processos”l. O recorte consiste na análise de vinte fragmentos, onde foram identificados impedimentos classificados nos elementos constitutivos do trabalho, de Amigues (2004), as ferramentas e os fatores intrapessoais e fatores socioeconômicos/infra-estruturas (adaptado de Araújo, 2021). A análise sinaliza para a complexidade do trabalho real do professor, durante a pandemia, ao desvelar as questões emocionais e sociais relativas às vidas de acadêmicos neste período.
Abstract: This Course Completion Work, guided by the concepts of Labor Sciences (Amigues, 2004; Clot, 2007; Medrado and Reichmann, 2012; Araújo, 2021), seeks to investigate the real work evidenced in five internship reports produced in 2022, during the pandemic, by students of the Literature-English degree at UFPB, during their supervised internships in public high schools in the state of Paraíba, this being their general objective. The study was divided into five stages, the Introduction, Theoretical Foundation, Methodology, Results and Analysis and finally, Final Considerations. The qualitative-interpretative methodology was adopted (Bortoni-Ricardo, 2008, p.135), which says, “qualitative research is constructed based on interpretivism and consists of the analysis of one or more processes, which occur in one or more environment, always taking into account the social actors involved and the way they interpret these processes”. The selection consists of the analysis of twenty fragments, where impediments classified in the constitutive elements of work, by Amigues (2004), tools and intrapersonal factors and socioeconomic factors/infrastructures (adapted from Araújo, 2021) were identified. The analysis highlights the complexity of the teacher's real work, during the pandemic, by revealing the emotional and social issues relating to the lives of academics during this period.
Palavras-chave: relatórios de estágio, trabalho real do professor, impedimentos, ferramentas digitais, pandemia.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31877
Data do documento: 1-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons