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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32014
Tipo: Dissertação
Título: A influência da iluminação natural no ambiente escolar: o impacto do ofuscamento em crianças nas salas de aula de escolas municipais de João Pessoa
Autor(es): Costa, Tainá Gomes dos Santos
Primeiro Orientador: Leder, Solange Maria
Resumo: O ofuscamento é uma perturbação visual causada quando uma parte de um ambiente tem excesso de luz se comparada à outra parte, sendo um incômodo frequente em ambientes escolares. A não uniformidade na distribuição da iluminância e outros fatores, resultam em problemas com ofuscamento que podem ocasionar desde sensações incômodas a prejuízos no aprendizado das crianças. Como a percepção visual acaba sendo subjetiva, há uma lacuna nos estudos envolvendo iluminação, principalmente com crianças. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o conforto visual de crianças em salas de aula de três escolas de ensino fundamental em João Pessoa, segundo suas diferentes posições nas carteiras, em horários distintos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de simulações computacionais de iluminação no programa Apolux IV, dando ênfase às salas de aula das escolas, e a partir de análises comparativas com levantamento de dados in loco, utilizando modelos lineares generalizados de acordo com os dados levantados. As salas com valores mais significativos de iluminância estavam com as aberturas voltadas para noroeste e sudeste, e os resultados confirmam que as posições mais próximas ao quadro, as posições ao lado da janela e as opostas à abertura, causam um maior contraste no campo visual e uma consequente maior possibilidade de sensação de ofuscamento. Conclui-se que a posição dos alunos em sala e a incidência da luz no quadro e nas carteiras provocam contrastes visuais devido à heterogeneidade da iluminância. Para a obtenção de maior conforto visual é necessário um ambiente com uma iluminância mais homogênea, principalmente na área frontal das salas de aula e ao lado da janela, de forma a reduzir os desconfortos causados pelos contrastes da iluminação.
Abstract: Glare is a visual disturbance caused when one part of a place has excess light compared to the other part, being a frequent nuisance in school environments. The non-uniformity in the distribution of illuminance and other factors, result in problems with glare that can cause from uncomfortable sensations to impairments in children's learning. As visual perception is subjective, there is a gap in studies involving lighting, especially with children. The general objective of this work is to evaluate the visual comfort of children in classrooms of three elementary schools in João Pessoa, according to their different positions in the desks, at different times. The research was developed from computer simulations of lighting in the Apolux IV program, with emphasis on school classrooms, and from comparative analyzes with in loco data collection, using generalized linear models according to the data collected. The rooms with the most significant illuminance values had the openings facing northwest and southeast, and the results confirm that the positions closer to the blackboard, the positions next to the window and those opposite the opening, cause greater contrast in the visual field. and a consequent greater possibility of a sensation of glare. It is concluded that the students' position in the classroom and the incidence of light on the board and desks cause visual contrasts due to the heterogeneity of illuminance. In order to obtain greater visual comfort, an environment with a more homogeneous illuminance is necessary, especially in the front area of the classrooms and next to the window, in order to reduce the discomfort caused by the contrasts of lighting.
Palavras-chave: Iluminação natural
Ofuscamento
Conforto lumínico
Escolas
Natural lighting
Glare
Light comfort
Schools
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32014
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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