Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32044
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ser preto em páginas brancas: análise de ilustrações do processo de evolução da espécie humana em livros didáticos de história |
Autor(es): | Araújo, Fabrício José Pimenta de |
Primeiro Orientador: | Maia, Paulo Roberto de Azevedo |
Resumo: | Esse trabalho analisa ilustrações relacionadas ao ensino de história sobre o tema do processo de evolução da espécie humana em cinco livros didáticos. O critério de escolha foi a disponibilidade de acesso ao material. Nosso problema foi a identificação de imagens que simbolizam a minimização e a invisibilidade de pessoas negras nessas ilustrações. Nosso objetivo é identificar a presença da branquitude como elemento estrutural em sua confecção. Especificamente, perceber se a Lei 10.639/2003 altera esse panorama visual e ampliar a disponibilidade de material de apoio didático. O recorte temporal está centrado entre os anos de 2002 e 2014, ou seja, antes e depois da promulgação dessa Lei. Nossa fonte primária são os livros didáticos selecionados a partir de minha trajetória como professor de história da Fase Final do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino. O percurso teórico-metodológico está estruturado na revisão bibliográfica dos principais quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre legislação educacional brasileira, basicamente, PCNs, Lei 10.639/2003 e BNCC; no estudo da semiótica para análise das ilustrações, questões sobre o uso de imagens na educação e na dimensão propositiva, elaboraremos um manual como material de apoio paradidático voltado para a formação pedagógica de professoras e professores da disciplina de história, denominado, “Como ler imagens para educação étnico-racial”, com o propósito de servir como subsídio para análise desse tipo ilustração. Nesse aspecto, também serve como um suporte para qualificação de professores e professoras na identificação de estratégias de minimização e/ou invisibilidade o continente africano e seus representantes no material de trabalho. |
Abstract: | This work analyzes illustrations related to the teaching of history on the theme of the process of evolution of the human species in five textbooks. The selection criterion was the availability of access to the material. Our problem was identifying images that symbolize the minimization and invisibility of black people in these illustrations. Our objective is to identify the presence of whiteness as a structural element in its creation. Specifically, understand whether Law 10,639/2003 changes this visual panorama and expand the availability of teaching support material. The time frame is centered between the years 2002 and 2014, that is, before and after the promulgation of this Law. Our primary source is the textbooks selected from my career as a history teacher in the Final Phase of Elementary School in public schools. education. The theoretical-methodological path is structured in the bibliographical review of the main theoretical frameworks that underlie discussions on Brazilian educational legislation, basically, PCNs, Law 10,639/2003 and BNCC; in the study of semiotics for the analysis of illustrations, questions about the use of images in education and in the propositional dimension, we will prepare a manual, attached, as paradidactic support material aimed at the pedagogical training of teachers of the history discipline, called, “How to read images for ethnic-racial education”, with the purpose of serving as a subsidy for analyzing this type of illustration. In this aspect, it also serves as support for the qualification of teachers in identifying strategies for minimizing and/or invisibly the African continent and its representatives in the work material. |
Palavras-chave: | Discriminação - Pessoas negras Livro didático - Ilustrações Ensino de história Evolução da espécie humana Discrimination - Black people Textbook - Illustrations History teaching Evolution of the human species |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32044 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabrícioJoséPimentaDeAraújo _Dissert.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons