Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32063
Tipo: Dissertação
Título: Silêncios e memórias: a idealização e implantação do ensino superior na cidade de Cajazeiras-PB (1965-1970)
Autor(es): Sousa, Kássia Rejane Pereira de
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: Esta proposta de pesquisa, inserida na Linha História da Educação, objetiva investigar o processo de idealização e implantação do Ensino Superior na cidade de Cajazeiras-PB, no contexto político do Regime Militar no Brasil, desvelando os anos de silêncio, de 1965 a 1970, período em que a instituição recém-criada permaneceu no campo da idealização, até seu efetivo funcionamento. Essas questões serão tratadas teórica e metodologicamente pelos objetivos: (i) conhecer as memórias dos sujeitos e das relações constituídas no processo de criação e implantação do Ensino Superior na cidade de Cajazeiras; ii) analisar a forma como a instituição foi idealizada; iii) compreender como as relações pessoais e de poder foram tecidas no silêncio destes anos, entre posições e oposições políticas e ideológicas, sendo estas fundamentais para que a instituição começasse a funcionar. O desenvolvimento da investigação e análise das informações observou as premissas do método qualitativo, adotando-se o tipo de análise descritiva, por meio da relação constituída entre a Nova História Cultural e a História do Tempo presente, tendo como principais referenciais teóricos Benjamin (1987), Bosi (1994), Chartier (1988), Foucault (1987), Le Goff (1990); Pesavento (2007), Pollak, (1989) e Ricoeur (2007), utilizando-se como principal recurso metodológico o procedimento técnico da aplicação da história oral, apoiado na análise documental, com base em Alberti (2004), Ferreira e Amado (1996) e Thompson (1992).
Abstract: This research proposal, part of the History of Education strand, aims to investigate the process of idealization and implementation of Higher Education in the city of Cajazeiras-PB, in the political context of the Military Regime in Brazil, unveiling the years of silence, from 1965 to 1970, a period in which the newly created institution remained in the field of idealization, until its effective operation. These issues will be addressed theoretically and methodologically through the following objectives: (i) to learn about the memories of the subjects and the relationships formed in the process of creating and implementing higher education in the city of Cajazeiras; (ii) to analyze how the institution was idealized; (iii) to understand how personal and power relationships were woven into the silence of these years, between political and ideological positions and oppositions, which were fundamental for the institution to begin operating. The development of the investigation and analysis of the information observed the premises of the qualitative method, adopting the type of descriptive analysis, through the relationship constituted between the New Cultural History and the History of the Present Time, with Benjamin (1987) as the main theoretical references, Bosi (1994), Chartier (1988), Foucault (1987), Pesavento (2007), Pollak (1989) and Ricoeur (2007), using the technical procedure of oral history as the main methodological resource, supported by documentary analysis, based on Alberti (2004), Ferreira and Amado (1996) and Thompson (1992).
Palavras-chave: Ensino superior
Memórias
FAFIC
Relações de poder
Higher education
Memories
Power relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32063
Data do documento: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KássiaRejanePereiraDeSousa_Dissert.pdf9,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons