Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32188
Tipo: TCC
Título: O Futsal na escola: uma análise de propostas de ensino publicadas em acervos digitais entre 2019 e 2024
Autor(es): Felismino, Edson Soares
Primeiro Orientador: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Resumo: No ensino do futsal como conteúdo das aulas da Educação física escolar, por vezes é priorizada a dimensão procedimental desta modalidade, divergindo das recomendações pelos documentos oficiais e autores que discutem sobre o tema. Consequentemente é deixada de lado a reflexão sobre as dimensões conceitual e atitudinal, dessa forma é negligenciado o desenvolvimento de capacidades consideradas essenciais nos estudantes. O objetivo geral deste trabalho foi analisar propostas de ensino do futsal publicadas nas bases de dados Periódicos CAPES e Scopus, entre 2019 e 2024, discutindo suas características a partir da tipologia dos conteúdos. De acordo com os resultados um artigo foi analisado, este apresenta uma proposta de ensino que aborda conhecimentos do futsal referente às três dimensões do conteúdo. Ao observar o planejamento da intervenção pedagógica realizada pelo estudo analisado, observa-se uma divergência com relação aos objetivos de ensino. Por fim, o presente estudo evidencia que há uma baixa produção científica relacionada ao Futsal como conteúdo da Educação Física, no entanto nota-se uma tentativa de superar a perspectiva tradicional do conteúdo, abordando e trabalhando a partir de uma visão mais ampla, que abrange o aprendizado de capacidades essenciais para o desenvolvimento integral do estudante, que antes eram negligenciadas. Apesar da preocupação em abordar todas as faces do conhecimento, é preciso equiparar a forma como se aborda durante a prática pedagógica, assim alinhando o que se propõe a trabalhar e o que se trabalha.
Abstract: Teaching futsal as the content of school physical education classes, the procedural dimension of this modality is sometimes prioritized, diverging from the recommendations made by official documents and authors who discuss the topic. Consequently, reflection on the conceptual and attitudinal dimensions is left aside, thus neglecting the development of capabilities considered essential in students. The general objective of this work was to analyze futsal teaching proposals published in the CAPES and Scopus Periodical databases, between 2019 and 2024, discussing their characteristics based on the typology of content, which categorizes them into conceptual, procedural and attitudinal dimensions. According to the results, an article was analyzed, which presents a teaching proposal that addresses futsal knowledge regarding the three dimensions of the content. When observing the planning of the pedagogical intervention carried out by the analyzed study, a divergence is observed in relation to the teaching objectives. Finally, the present study shows that there is a low scientific production related to Futsal as a Physical Education content, however there is an attempt to overcome the traditional perspective of the content, approaching and working from a broader view, which encompasses the learning of essential skills for the student's integral development, which were previously neglected. Despite the concern to address all aspects of knowledge, it is necessary to equate the way in which it is approached during pedagogical practice, thus aligning what is intended to be worked on and what is being worked on.
Palavras-chave: educação física
escola
métodos de ensino
futsal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32188
Data do documento: 3-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EF03062023.pdf814,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons