Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32202
Tipo: | Dissertação |
Título: | A professora que se vire: impactos da pandemia de covid-19 no trabalho produtivo e reprodutivo de mulheres mães e professoras de ensino básico |
Autor(es): | Silva, Vinícius Gabriel da |
Primeiro Orientador: | Gutiérrez, Mónica Lourdes Franch |
Resumo: | Este trabalho situa-se no diálogo sociológico entre gênero, docência e maternidade, a partir da apresentação de dados qualitativos da minha pesquisa de Mestrado que consiste em compreender o impacto da pandemia da covid-19 no trabalho e na vida cotidiana de professoras das escolas do ensino básico, mães de filhos (as) até cinco anos de idade. A proposta é refletir sobre o trabalho das professoras que tiveram o cotidiano escolar interrompido pelo isolamento social obrigatório devido às medidas para mitigação da disseminação do coronavírus. Serão apresentadas informações colhidas por meio de entrevistas semiabertas com análises dos dados gerais das participantes, sua a rotina de trabalho, suas emoções durante a pandemia, as suas condições diante do apoio — psicológico, formação, capacitação — por parte da(s) escola(s), se teve acesso a alguma rede de apoio para os(as) filhos(as) e como está se dando o trabalho no ensino híbrido. Neste sentido, se faz importante realizar pesquisas no âmbito das Ciências Sociais que se proponham a compreender o modo como essas transformações na vida doméstica e profissional têm se operado no cotidiano, buscando entender até que ponto desigualdades previamente existentes, sobretudo no que diz respeito aos marcadores de gênero e classe, podem ter se visto acirradas neste momento pandêmico. |
Abstract: | This work is situated in the sociological dialogue between gender, teaching and motherhood, based on the presentation of qualitative data from my master's research, which consists of understanding the impact of the covid-19 pandemic on the work and daily life of teachers in schools in the primary education, mothers of school-age children. The proposal is to reflect on the work of teachers who had their school routine interrupted by mandatory social isolation due to the spread of the coronavirus. Information collected through semi-open interviews will be presented with analysis of the general data of the participants, their work routine, their emotions during the pandemic, their conditions in the face of support (psychological, training, training) by the school(s)( s), if they had access to any support network for their children and how the work in blended learning is going. In this sense, it is important to research in the field of Social Sciences that propose to understand how these transformations in domestic and professional life have operated in everyday life, seeking to understand to what extent previously existing inequalities, especially with regard to markers of gender and class, may have been fierce in this pandemic moment. |
Palavras-chave: | Sociologia Trabalho Gênero Ensino básico - Professoras Maternidade Teachers Covid-19 Job Maternity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32202 |
Data do documento: | 22-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ViníciusGabrielDaSilva_Dissert.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons