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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32238
Tipo: | TCC |
Título: | Representatividade negra importa? O que dizem os/as professores/as de uma escola quilombola |
Autor(es): | Santos, Larissa Correia dos |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral analisar se a presença do educador/a negro/a impacta na construção da identidade cultural, negra e quilombola de forma positiva em quatro turmas dos anos iniciais, em uma escola localizada em território quilombola. E como objetivos específicos temos: traçar o perfil étnico-racial do corpo docente de uma escola quilombola no município de Conde-Pb; identificar práticas educacionais que promovam a valorização da cultura afrobrasileira e quilombola, bem como a consciência étnico-racial das crianças, por educadores/as, independente de seu pertencimento étnico-racial; descrever percepções dos docentes sobre se as crianças quilombolas possuem uma identidade em relação a presença de professores negros. As principais categorias foram: a educação escolar quilombola; a educação antirracista e a representatividade negra docente, sendo os principais autores/as: Almeida (2019); Cavalleiro (2021); Munanga (2004, 2006); Silva (2002); Silva (2024). Teve como metodologia a pesquisa qualitativa. As fontes foram de aportes bibliográficos, documentais e pesquisa com sujeitos de uma escola quilombola situada no campo. E, nesse sentido, os resultados apontam que a educação antirracista estabelecida em documentos legais por conquista do Movimento Negro determina que a responsabilidade do combate ao racismo e superação é um dever de toda uma sociedade e que a escola é obrigada a reformular seu currículo para os conteúdos de uma educação para as relações étnico-raciais. Nesse intuito, os achados da nossa pesquisa dizem que a construção de uma representatividade negra se dá através de atitudes pedagógicas positivas que valorizem a autoimagem e autoestima de crianças negras, e que a presença de professoras e professores negras/os traz impacto positivo na construção de um processo educativo para crianças negras. |
Abstract: | Este trabajo tiene el objetivo general de analizar si la presencia de un educador negro impacta de manera positiva la construcción de la identidad cultural, negra y quilombola en cuatro clases de los primeros años, en una escuela ubicada en territorio quilombola. Y como objetivos específicos tenemos: perfilar el perfil étnico-racial del profesorado de una escuela quilombola del municipio de Conde-Pb; identificar prácticas educativas que promuevan la valorización de la cultura afrobrasileña y quilombola, así como la conciencia étnico-racial de los niños, por parte de los educadores, independientemente de su pertenencia étnico-racial; describir las percepciones de los profesores sobre si los niños quilombolas tienen una identidad en relación con la presencia de profesores negros. Las principales categorías eran: educación escolar quilombola; educación antirracista y representación docente negra, siendo los principales autores: Almeida (2019); Caballero (2021); Munanga (2004, 2006); Silva (2002); Silva (2024). La metodología fue la investigación cualitativa. Las fuentes fueron aportes bibliográficos, documentales e investigaciones con sujetos de una escuela quilombola ubicada en el campo. Y, en este sentido, los resultados indican que la educación antirracista establecida en documentos legales por el Movimiento Negro determina que la responsabilidad de combatir el racismo y superarlo es un deber de toda una sociedad y que la escuela está obligada a reformular su currículum para los contenidos de una educación para las relaciones étnico-raciales. Para ello, los hallazgos de nuestra investigación dicen que la construcción de la representación negra se produce a través de actitudes pedagógicas positivas que valoran la autoimagen y la autoestima de los niños negros, y que la presencia de profesores negros trae un impacto positivo en la construcción de un proceso educativo para niños negros. |
Palavras-chave: | Educação escolar quilombola Educação das relações étnico-raciais Representatividade negra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32238 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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