Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3242
Tipo: | TCC |
Título: | As dificuldades da aprendizagem dos alunos em equações do 2° grau com uma incógnita |
Autor(es): | Silva, Sandra Maria da |
Primeiro Orientador: | Santana, Agnes Liliane Lima Soares de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos em equações do 2° graucom uma incógnita do 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa e, de acordo com seus objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. O levantamento de dados contou com a colaboração de 61 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e um professor de Matemática de uma escola pública da rede estadual de ensino. Para coleta dos dados, utilizou-se como instrumento o questionário. A análise das dificuldades dos alunos mostrou que as principais dificuldades apresentadas por eles estão na compreensão do enunciado das questões, na representação da linguagem algébrica, no domínio de conteúdos de séries anteriores. Em relação análise do questionário do professor pesquisado, ficou notório que às dificuldades direcionam e possibilitam para uma autoavalição na condução do ensino e de sua metodologia.Desse modo, as dificuldades dos alunos proporcionam e possibilitamo professor a compreensão que no processo de ensinoaprendizado pode-se melhorar e re(estruturar) a forma como é abordado um conteúdo para diminuir as dificuldades dos alunos. |
Abstract: | The present work has as objective to investigate the difficulties of the students in equations of 2nd grade with a unknown and 9th year of Elementary School. The research is qualitative in nature and, according to its objectives. It is characterized as an exploratory research. The data collection had the collaboration of 61 students of 9th grade of Elementary School and a teacher of Mathematics of a public school of the state education network. For data collection, the questionnaire was used as an instrument. The analysis of the difficulties of the students showed that the main difficulties presented by them are in the understanding of the statement of the questions, in the representation of the algebraic language, in the content domain of previous series. In relation to the analysis of the questionnaire of the teacher studied, it was evident that the difficulties lead and make possible for a self-assessment in the conduction of teaching and its methodology. Thus, the difficulties of the students provide and enable the teacher to understand the teaching-learning process can improve and re(structure) the way content is approached to reduce the difficulties of the students. |
Palavras-chave: | Matemática - Ensino e Aprendizagem Matemática - Ensino Fundamental Equação - Matemática Equations of the second degree Algebra - Difficulties |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3242 |
Data do documento: | 23-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SMS13062017.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons