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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32629
Tipo: | TCC |
Título: | O processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência visual na educação infantil |
Autor(es): | Soares, Antônio do Amaral |
Primeiro Orientador: | Costa, Efigênia Maria Dias |
Resumo: | Esse estudo investigou o processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, evidenciando a importância da ludicidade, a formação docente, o papel dos pais e familiares e a necessidade de práticas adaptadas para possibilitar uma educação inclusiva e o desenvolvimento pleno dessas crianças. A escolha deste tema se deu pela experiência como pessoa cega, que ao longo do estágio percebeu que a educação infantil não ocorre como deveria. Para esta pesquisa, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento para geração de dados. Os resultados da pesquisa reforçam que a ausência da ludicidade e de espaços de socialização na infância podem causar consequências psicológicas e sociais que permanecem durante toda a vida. Desse modo, conclui-se que a inclusão carece da parceria entre ambientes educacionais e família, garantindo que as crianças com deficiência visual tenham acesso a uma educação que respeite suas singularidades e contribua para o seu desenvolvimento integral. |
Abstract: | This study investigated the teaching and learning process of visually impaired children in early childhood education, highlighting the importance of playfulness, teacher training, the role of parents and family members, and the need for adapted practices to enable inclusive education and the full development of these children. The choice of this theme was due to the experience as a blind person, who throughout the internship perceived that early childhood education does not occur as it should. For this research, a descriptive qualitative study was conducted. The semistructured interview was used as a data generation instrument. The research results reinforce that the absence of playfulness and socialization spaces in childhood can cause psychological and social consequences that persist throughout life. Therefore, it is concluded that inclusion requires a partnership between educational environments and family, ensuring that visually impaired children have access to an education that respects their uniqueness and contributes to their overall development. |
Palavras-chave: | Educação infantil Deficiência visual - criança Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32629 |
Data do documento: | 4-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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