Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32643
Tipo: | TCC |
Título: | Alfabetização e letramento no projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFPB |
Autor(es): | Cavalcante, Ana Chiara Melo e |
Primeiro Orientador: | Rocha, Nathália Fernandes Egito |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso investiga a formação de pedagogos(as) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua relação com os processos de alfabetização e letramento. O objetivo geral é analisar como as concepções de alfabetização e letramento estão integradas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, avaliando sua presença nos componentes curriculares. A metodologia adotada é de caráter documental e bibliográfica, permitindo uma análise profunda dos conteúdos e abordagens teóricas pertinentes. Os principais resultados apontam a ausência de uma disciplina específica dedicada à alfabetização e letramento, evidenciando que esses temas são transversalizados em outras disciplinas do currículo. Essa constatação sugere a necessidade de uma revisão curricular que fortaleça a formação docente nesse aspecto, visando uma prática pedagógica mais efetiva e alinhada às demandas educacionais. |
Abstract: | This final course work investigates the formation of educators at the Federal University of Paraíba (UFPB) and its relationship with the processes of literacy and literateness. The general objective is to analyze how the conceptions of literacy and literateness are integrated into the Pedagogical Project of the Pedagogy Course, assessing their presence in the curricular components. The methodology adopted is documentary and bibliographic in nature, allowing for an in-depth analysis of relevant content and theoretical approaches. The main results indicate the absence of a specific subject dedicated to literacy and literateness, highlighting that these themes are addressed in other subjects within the curriculum. This finding suggests the need for a curriculum review that strengthens teacher training in this aspect, aiming for more effective pedagogical practice aligned with educational demands. |
Palavras-chave: | Formação de pedagogos Alfabetização Letramento Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32643 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACMC18112024.pdf | 620,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons