Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32655
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição da contação de história no contexto da educação infantil |
Autor(es): | Santos, Tayane Oliveira dos |
Primeiro Orientador: | Kunz, Marinês Andrea |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir acerca da contribuição da literatura na infância e na educação infantil e de possibilidades para os contadores de histórias, buscando responder às seguintes questões: Como a inserção da literatura a partir da contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da criança e de um leitor em potencial? Como a contação de histórias pode enriquecer o currículo/plano de aula, as vivências e aprendizagens na educação infantil?. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral entender como a contação de histórias contribui para o desenvolvimento da criança e de um leitor em potencial no cenário da educação infantil. E como específicos: discutir sobre a importância do contato com o livro nesta fase da vida da criança; apresentar possibilidades para aqueles que fazem ou desejam contar histórias. Para tanto, foram realizados estudos bibliográficos de estudiosos sobre o tema em questão. O trabalho pautou-se na compreensão de que a literatura deve estar presente na rotina da sala de aula das turmas de educação infantil. Também são destacads etapas consideradas pertinentes ao planejamento e execução da contação de história. E como resultados, verificou-se que a literatura e as atividades de contação de história contribuem para o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e da imaginação da criança, permitindo o contato com diferentes histórias e textos literários, a partir do conhececimento da finalidade social da leitura literária e entendo-a como uma forma prazerosa de conhecer outras realidades. |
Abstract: | The present work aims to discuss the contribution of literature in childhood and early childhood education and provide opportunities for storytellers, seeking to answer the following questions: How can the inclusion of literature through storytelling contribute to the development of the child and a potential reader? How storytelling can enrich the curriculum/lesson plan, experiences, and learning in early childhood education. In this sense, the work aims to understand how storytelling contributes to the development of the child and a potential reader in the context of early childhood education; discuss the importance of contact with books during this stage of the child's life; and present possibilities for those who tell or wish to tell stories. To that end, bibliographic studies were conducted on authors who are scholars on the subject in question. The work was based on the understanding that literature should be present in the daily routine of preschool classrooms. It also highlighted steps considered pertinent to the planning and execution of storytelling. As a result, it was found that literature and storytelling activities contribute to the development of a child's language, communication, and imagination, allow contact with different stories and literary texts, understanding the social purpose of reading, and seeing it as a pleasurable way to learn about other realities. |
Palavras-chave: | Educação infantil Literatura infantil Contação de histórias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32655 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TOS18112024.pdf | 911,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons