Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32667
Tipo: TCC
Título: Uma revisão sobre os benefícios e desafios da inteligência artificial generativa para educação
Autor(es): Silva, Wellington José Laurentino da
Primeiro Orientador: Ricarte, Danielle Rousy Dias
Resumo: A Inteligência artificial (IA) generativa ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas tem o potencial de revolucionar a educação. Ela pode ser usada para criar planos de aprendizado personalizados para cada aluno com base em suas necessidades individuais, estilo de aprendizado e ritmo. Isso pode ajudar os alunos a aprender mais rapidamente e com mais eficiência, e também pode aumentar seu interesse e motivação pela aprendizagem, fornecer feedback em tempo real sobre o desempenho dos alunos, o que pode ajudá-los a identificar suas áreas de fraqueza e a melhorar seu aprendizado. Pode automatizar também tarefas repetitivas, como a criação de avaliações e a correção de trabalhos, liberando tempo para que os professores se concentrem em atividades mais importantes, como o planejamento de aulas e a interação com os alunos. Um exemplo disso é o que se observa com os debates sobre o uso do ChatGPT na Educação. Esse modelo de IA apresenta desafios e limitações, porém já proporciona que os educadores personalizem ferramentas derivadas do ChatGPT em suas atividades acadêmicas diárias, aproveitando os benefícios que esse modelo de IA pode oferecer. Dessa forma, esse trabalho se propõe a evidenciar a importância da inteligência artificial (IA) generativa para educação. Para isso, a metodologia utilizada no estudo foi a revisão integrativa da literatura, foram analisados e selecionados 8 (oito) estudos, indexados nas referidas bases de dados nos últimos anos, entre 2023 a 2024. Como conclusão, observa-se que a inteligência artificial na área da Educação apresenta um vasto potencial para melhorar a qualidade do ensino, promover a personalização da aprendizagem, facilitar o acesso a recursos educacionais e estimular a inovação pedagógica.
Abstract: Generative artificial intelligence (AI) is still in its early stages of development, but has the potential to revolutionize education. It can be used to create customized learning plans for each student based on their individual needs, learning style and pace. This can help students learn faster and more efficiently, and can also increase their interest and motivation for learning, provide real-time feedback on student performance, which can help them identify their areas of weakness and improve their learning. It can also automate repetitive tasks such as creating assessments and correcting assignments, freeing up time for teachers to focus on more important activities such as lesson 6 planning and interaction with students. An example of this is what is observed with the debates about the use of ChatGPT in Education. This AI model presents challenges and limitations, but already provides educators to customize tools derived from ChatGPT in their daily academic activities, taking advantage of the benefits that this AI model can offer. Thus, this work proposes to highlight the importance of generative artificial intelligence (AI) for education. For this, the methodology used in the study was the integrative review of the literature, 8 (eight) studies were analyzed and selected, indexed in these databases in recent years, between 2023 and 2024. In conclusion, it is observed that artificial intelligence in the area of education has a vast potential to improve the quality of teaching, promote the personalization of learning, facilitate access to educational resources and stimulate pedagogical innovation.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Educação
Conhecimento
Planos de aprendizados
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32667
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wellington José Laurentino da Silva_TCC.pdfTCC575,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons