Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32679
Tipo: TCC
Título: A contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Sousa, Izandra Bispo de
Primeiro Orientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, intitulado A contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetiva compreender a contação de histórias como uma prática de ensino relevante para a formação de leitores(as) no campo da alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva da Educação Popular (EP). O exercício pedagógico da contação de histórias é significativo na medida que, através dela, os(as) educando(as) conseguem ler criticamente o mundo à sua volta, aprender mais sobre si mesmos e escrever um outro mundo no qual possam viver. O ato de contar histórias deve ser uma prática recorrente no espaço formal de educação, assim como a leitura de histórias, mediada pela voz do(a) educador(a) um ser contribuinte nesse processo de desenvolvimento. O presente trabalho ressalta que, contar uma história é diferente de ler uma história, mas na instituição escolar, há espaço para as duas práticas, visto que ambas, complementam-se. Acerca da fundamentação metodológica, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, baseada nas produções de autores, tais como: Freire (1987, 1996), Fávero (2013) e Pimentel (1995), dentre outros(as), priorizando as discussões no cenário político e sociocultural do Brasil, entre 1930-1964, período ao qual se vincula a consolidação da Educação Popular a partir do contexto da EJA.
Abstract: This final course work, entitled Storytelling in Youth and Adult Education (EJA), aims to understand storytelling as a relevant teaching practice for the formation of readers in the field of youth and adult literacy, from the perspective of Popular Education (EP). The pedagogical exercise of storytelling is significant insofar as, through it, students are able to critically read the world around them, learn more about themselves and write another world in which they can live. The act of storytelling should be a recurring practice in the formal education space, as well as the reading of stories, mediated by the voice of the educator, a contributing being in this development process. This work highlights that telling a story is different from reading a story, but in the school institution, there is space for both practices, since both complement each other. Regarding the methodological basis, the research uses a qualitative approach, of a bibliographic nature, based on the productions of authors such as: Freire (1987, 1996), Fávero (2013) and Pimentel (1995), among others, prioritizing discussions in the political and sociocultural scenario of Brazil, between 1930-1964, a period to which the consolidation of Popular Education is linked from the context of EJA.
Palavras-chave: Contação de histórias
Alfabetização de adultos
Educação popular
Formação do leitor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32679
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBS18112024.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons