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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32686
Tipo: TCC
Título: Uma investigação acerca dos processos de inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Silva, Lilya Raquel Marinho e
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: É notório que a presença de Pessoas com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior vem aumentando gradativamente no decorrer dos últimos anos. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de desenvolver ações que contribuam nos processos de inclusão e acessibilidade dos mesmos, a fim de garantir condições adequadas e igualitárias de vivência ao longo dos cursos de graduação e consequentemente possibilitem a efetiva conclusão. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as condições e o suporte oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba aos estudantes com deficiência visual, tendo em vista o acesso, a permanência e a conclusão de seu curso, como suporte teórico foram utilizados os documentos legais (Brasil,1988; Brasil,1996; Brasil, 2015; Brasil, 2016) e estudos sobre a inclusão da pessoa com deficiência (Diniz, 2007; Martins e Silva, 2022; Silva e Pimentel, 2022). Para tanto, esta investigação foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa tendo como instrumento de geração de dados a elaboração de um formulário online para obtenção de informações acerca dos estudantes alvo da pesquisa, além de encontros online através da plataforma Google Meet em que ocorreram as entrevistas, estabelecendo então, a Pesquisa de Campo. Deste modo, os resultados desta investigação nos revelam as dificuldades presentes nas relações entre docentes e demais colegas de turma, a convivência com as barreiras físicas e atitudinais, assim como, seu espaço de participação e protagonismo estudantil.
Abstract: It is evident that the presence of People with Disabilities in Higher Education Institutions has been gradually increasing over the last few years.This underscores the urgent need to develop initiatives that enhance their inclusion and accessibility, ensuring adequate and equitable living conditions throughout undergraduate programs and facilitating successful completion. Therefore, the present research aims to identify the conditions and support offered by the Federal University of Paraíba to students with visual impairments, focusing on access, permanence and course completion, legal documents were used as theoretical support. (Brasil, 1988; Brasil, 1996; Brasil, 2015; Brasil, 2016) and studies on the inclusion of people with disabilities (Diniz, 2007; Martins and Silva, 2022; Silva and Pimentel, 2022). To this end, this investigation was carried out using a qualitative approach, using as a data generation instrument the creation of an online form to obtain information about the students targeted by the research, in addition to online meetings through the Google Meet platform in which the interviews, then establishing Field Research. In this way, the results of this investigation reveal the difficulties present in the relationships between professors and other classmates, coexistence with physical and attitudinal barriers, as well as their space for participation and student agency.
Palavras-chave: Ensino superior
Deficiência visual
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32686
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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