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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32715
Tipo: TCC
Título: Formação docente em educação sexual: um estudo sobre a concepção de sexualidade de egressos do curso de Pedagogia da UFPB
Autor(es): Silva, Mariana Medeiros da
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: Mesmo que presentes em todas as vivências dos sujeitos, a educação sexual e a sexualidade são vistas com tabu no espaço escolar e, por este motivo, pouco são abordadas na formação docente. A vista disso, a escola como espaço destinado a compartilhar os conhecimentos historicamente acumulados, pode se tornar um meio para romper o paradigma de uma educação sexual unilateral, silenciosa e repressora, que impõem modos de ser e agir socialmente a partir da concepção do que é ser ‘homem’ e ser ‘mulher’. Isto posto, consideramos pertinente compreender como ocorre a formação em Educação Sexual no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e que concepção de sexualidade os egressos adquire durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo na perspectiva do materialismo histórico-dialético, no qual foram analisados documentos da educação e do referido curso. Também foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada com 5 egressos formados nos últimos 5 anos pela instituição. Durante a pesquisa identificamos que os participantes fazem relação direta entre educação sexual e sexualidade, assim como as aproximam do conceito de identidade. Por fim, concluímos que a ausência de abordagens sobre a educação sexual nos cursos de licenciatura resulta no distanciamento de temas relacionados a ela na educação básica e que, apesar de tangenciada, é unânime a defesa dos professores sobre a sua contribuição para a construção de relações saudáveis na escola. Ademais, destacamos que nas disciplinas analisadas faltam discussões voltadas para questões sócio-culturais, estas que estão diretamente relacionadas à concepção dos indivíduos e vivências em sociedade.
Abstract: Even though it is present in all people’s lives, the Sexual Education and Sexuality are seen as a taboo in the school space and, for that reason, it is barely approached during teachers training. With that in mind, schools as a place dedicated to sharing knowledge historically accumulated can become a means of breaking the paradigms of a unilateral, quiet and repressive Sexual Education that imposes ways of being and acting socially from the conception of what being a ‘man’ and ‘woman’ is. That said, we consider important to comprehend how the studies on Sexual Education take place in the undergraduate course of Pedagogy in the Federal University of Paraíba and which conception of sexuality the graduates acquire during their graduation. To achieve our goals, a qualitative research was made considering a historic and dialectic materialism perspective, in which we analyzed educational documents that guide our course. It was also developed a semi structured interview for 5 students who graduated in the past 5 years in the institution. During the research we identified that the participants do a direct relation between Sexual Education and Sexuality, also connecting them to the concept of identity. Finally, we concluded that the absence of approaches about the Sexual Education in the undergraduate teaching degree courses result in the distancing of themes related to it in the basics education and, despite tangential, it is unanimous that teachers defend its contribution to the construction of healthy relationships at school. Besides, we highlight that in the subjects which were analysed there is a lack of discussions on social cultural questionings, which are directly related to the individuals' conception and experiences in society.
Palavras-chave: Formação docente
Educação sexual
Sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32715
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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