Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32718| Tipo: | TCC |
| Título: | A transição da educação infantil para os anos inicias do ensino fundamental e o tempo-espaço do brincar |
| Autor(es): | Oliveira, Williana Kelly Costa de |
| Primeiro Orientador: | Santos, Elzanir dos |
| Resumo: | O presente trabalho tem como tema a transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse pela investigação emergiu das vivências e experiências no estágio supervisionado III obrigatório do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar, na perspectiva de uma docente e de uma gestora pedagógica, de uma instituição pública da cidade de João Pessoa, o processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental e o lugar da brincadeira nessa passagem. Como objetivos específicos definidos foram os seguintes: descrever concepções da gestora pedagógica e da professora sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais; identificar os desafios e possibilidades do processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental (EF- Anos Iniciais); caracterizar o tempo-espaço da ludicidade e da brincadeira no processo de transição da Educação Infantil (EI) para os anos iniciais. O referencial teórico baseou-se, principalmente, nas contribuições de Cavalcante e Dantas (2022), Ariés (1986), Martinati e Rocha (2015), Barcelos, Santos e Ferreira Neto (2015), Luckesi (2002), além das normas legais orientadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação e a entrevista semiestruturada. Através dos estudos, concebe-se que a passagem de uma etapa para a outra deve ocorrer de forma contínua, tendo em vista as singularidades, o contexto social e cultural das crianças. Além disso, deve-se utilizar a brincadeira não somente como recurso para ensinar os conteúdos, mas também como ação que pode ocorrer de forma espontânea e livre, sendo relevante para o desenvolvimento infantil. Entretanto, conclui-se que, as entrevistadas evidenciam desconhecimento acerca do significado da transição e, ademais, no contexto investigado, o brincar e a ludicidade, praticamente, são inexistentes, em razão de práticas tradicionais que enfatizam o ensino de conteúdos voltados à alfabetização, na sua concepção mecanicista. Dessa forma, identifica-se que não há espaço e tempo adequado para efetivação da brincadeira no 1º ano do Ensino Fundamental e destaca-se que sua ausência pode gerar prejuízos ao desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com o resultado desta investigação, espera-se a ampliação da discussão desta temática e o entendimento da importância do tempo e espaço para o brincar na transição de uma etapa para outra. |
| Abstract: | The theme of this work is the transition from Early Childhood Education to the initial years of Elementary School. The interest in research emerged from experiences in the mandatory supervised internship III of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba - UFPB. Thus, this work has the general objective of analyzing, from the perspective of a teacher and a pedagogical manager, from a public institution in the city of João Pessoa, the process of transition from early childhood education to the initial years of elementary school and the place of play in this passage. The specific objectives defined were the following: describe the pedagogical manager's and teacher's conceptions of the transition from early childhood education to the early years; identify the challenges and possibilities of the transition process from Early Childhood Education to Elementary Education (EF – Early Years); characterize the time-space of playfulness and play in the transition process from Early Childhood Education (EI) to the initial years. The theoretical framework was mainly based on the contributions of Cavalcante and Dantas (2022), Ariés (1986), Martinati and Rocha (2015), Barcelos, Santos and Ferreira Neto (2015), Luckesi (2002), in addition to legal norms Early Childhood Education and Elementary Education advisors. The methodology followed a qualitative approach based on field research. As a data collection instrument, observation and semi-structured interviews were chosen. Through studies, it is understood that the transition from one stage to another must occur continuously, taking into account the singularities and the social and cultural context of children. Furthermore, play should be used not only as a resource to teach content, but also as an action that can occur spontaneously and freely, being relevant to child development. However, it is concluded that the interviewees show a lack of knowledge about the meaning of the transition and, furthermore, in the context investigated, playing and playfulness are practically non-existent, due to traditional practices that emphasize the teaching of content focused on literacy, in its mechanistic conception. In this way, it is identified that there is no adequate space and time to carry out the game in the 1st year of Elementary School and it is highlighted that its absence can cause harm to the child's development and learning. With the result of this investigation, it is expected to expand the discussion of this topic and understand the importance of time and space for playing in the transition from one stage to another. |
| Palavras-chave: | Transição Educação infantil Ensino fundamental - anos iniciais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32718 |
| Data do documento: | 30-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WKCO19112024.pdf | 475,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
