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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32772
Tipo: Dissertação
Título: Conquistando a Paraíba: o ensino de História através dos jogos
Autor(es): Figueiredo Júnior, Emílio Pinto de
Primeiro Orientador: Leite, Priscilla Gontijo
Resumo: A utilização de jogos e gamificação em sala de aula manifesta-se como uma importante abordagem metodológica para o ensino de história, uma vez que proporciona uma experiência enriquecedora e envolvente aos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dessas ferramentas, empregando o contexto da conquista da Paraíba como base para resgatar a rica história local, que muitas vezes é negligenciada por diversos fatores. Para alcançar esse propósito, optou-se por adotar a metodologia de gamificação dos conteúdos, que consiste na utilização de elementos dos jogos como estratégia educacional, agregando um aspecto lúdico e interativo ao aprendizado histórico, e a aplicação de webquests, que são atividades online estruturadas para a pesquisa e a exploração de temas específicos. A solução mediadora de aprendizagem criada a partir dessa metodologia tem como finalidade fortalecer a discussão e ampliar as possibilidades de um ensino de história mais envolvente, no qual os estudantes possam se conectar de maneira significativa com o passado e compreender a importância dos acontecimentos históricos locais para a formação da sociedade atual.
Abstract: The incorporation of games and gamification in the classroom emerges as a significant methodological approach for teaching history, providing an enriching and engaging experience for students. This study aims to assess the effectiveness of these tools by utilizing the context of the conquest of Paraíba as a basis to rescue the rich local history, often neglected due to several factors. To achieve this goal, it was decided to adopt the content gamification methodology, involving the use of gaming elements as an educational strategy to infuse a playful and interactive aspect into history learning. and the application of webquests, which are structured online activities designed for researching and exploring specific themes. The learning mediator solution created from this methodology aims to strengthen the discussion and expand the possibilities of more engaging history teaching, in which students can connect in a meaningful way with the past and understand the importance of local historical events for the formation of current society.
Palavras-chave: Ensino de História
Gamificação
Jogos educacionais
Aprendizagem histórica
Saberes e práticas - Espaço escolar
History teaching
Gamification
Educational games
Historical learning
Knowledge and Practices in the School Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32772
Data do documento: 11-Abr-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

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