Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32779
Tipo: TCC
Título: A importância da literatura infantil na formação de leitores
Autor(es): Silva, Vilma Alexandre da
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: Esta pesquisa defende a importância da literatura infantil, fazendo um recorte para as crianças da Educação Infantil. O objetivo principal é analisar vários aspectos acerca de como a literatura infantil colabora para a formação de um leitor crítico. Com a finalidade de atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e a análise da obra A verdadeira história dos três porquinhos, escrita por Jon Scieszka, publicada em 1989. A estrutura do trabalho consiste com a história da literatura infantil em destaque no Brasil; em sequência a literatura para a formação do leitor e, por fim, a análise da obra literária. A pesquisa expressa a preocupação em dialogar com docentes em formação e docentes sobre a importância da temática e o fortalecimento da leitura de literatura infantil nas escolas. O trabalho apresenta teóricos que contribuem com a pesquisa, alguns deles são: Cândido (1995), Freire (2000), Margallo (2021) e Saviani (2024). A pesquisa conclui que a literatura infantil é essencial para o processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, mas que se faz necessário que as professoras sejam de fato mediadoras e façam análise do livro de forma prévia, antes de realizar a leitura com as crianças, tendo em vista a importância da literatura infantil na formação do leitor e no prazer da leitura.
Abstract: This research defends the importance of children's literature, focusing on children in early childhood education. The main objective is to analyze various aspects of how children's literature contributes to the formation of a critical reader. In order to meet the proposed objective, bibliographical research was carried out and the work The True Story of the Three Little Pigs, written by Jon Scieszka and published in 1989, was analyzed. The structure of the work consists of the history of children's literature in Brazil; then literature for the formation of the reader and, finally, the analysis of the literary work. The research expresses the concern to talk to teachers in training and teachers about the importance of the theme and strengthening the reading of children's literature in schools. The work presents theorists who contribute to the research, some of whom are: Cândido (1995), Freire (2000), Margallo (2021) and Saviani (2024). The research concludes that children's literature is essential to the process of children's development in Early Childhood Education, but that it is necessary for teachers to be mediators and to analyze the book beforehand, before reading to the children, bearing in mind the importance of children's literature in the formation of the reader and the pleasure of reading.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32779
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAS22112024.pdf21,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons