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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32784
Tipo: TCC
Título: Educação para sexualidade na educação infantil: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas de professoras do Colégio de Aplicação - EEBAS/UFPB
Autor(es): Silva, Maria Gabriele Ximenes dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Robson Guedes da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens teórico-práticas relacionadas à educação para sexualidade no âmbito escolar, a partir de uma pesquisa em campo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal da Paraíba (Escola de Educação Básica – EEBAS), sobre os desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas da educação para sexualidade no cotidiano da EducaçãoInfantil. A pesquisa se nutriu dos repertórios teóricos pós-estruturalistas em torno das construções históricas de infância e sexualidade, além de abordar questões relativas à formação e atuação docente na Educação Infantil a partir do campo da educação para sexualidade. O estudo abraça uma abordagem de cunho qualitativo, com o uso de entrevistas narrativas realizadas com três professoras do CAP-EEBAS. As narrativas evidenciam que as temáticas da sexualidade circulam no espaço escolar, especialmente em discussões sobre a prevenção ao abuso sexual e os cuidados com o corpo. No entanto, as falas das professoras noticiam desafios significativos, como o conservadorismo presente na cultura escolar e a escassez de materiais didáticos adequados ao tratamento da temática. Esses fatores limitam as possibilidades de uma educação para sexualidade mais potente no contexto da Educação Infantil.
Abstract: This study aimed to analyze the theoretical and practical approaches related to sexuality education within the school environment, based on field research conducted at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Paraíba (Basic Education School – EEBAS). The research focused on the challenges and possibilities in the pedagogical practices of sexuality education in the daily life of Early Childhood Education. The study drew on post-structuralist theoretical frameworks concerning the historical constructions of childhood and sexuality, addressing issues related to teacher training and practice in Early Childhood Education from the perspective of sexuality education. A qualitative approach was adopted, using narrative interviews conducted with three teachers from CAP-EEBAS. The narratives reveal that themes of sexuality circulate in the school environment, particularly in discussions about sexual abuse prevention and body care. However, the teachers' statements highlight significant challenges, such as the conservatism present in school culture and the lack of appropriate teaching materials for addressing the topic. These factors limit the potential for more impactful sexuality education within the context of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Docência
Educação infantil
Educação para sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32784
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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