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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3282
Tipo: TCC
Título: Instrução explícita no ensino de pronúncia das consoantes tap alveolar e fricativa velar do português brasileiro para estudantes francófonos do PEC-G
Autor(es): Santiago, Tamires de Lima
Primeiro Orientador: Stein, Cirineu Cecote
referee1 : Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro
referee2: Poll, Margarete Von Mühlen
referee3 : Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
Resumo: A partir da análise de gravações realizadas no ano de 2016 com estudantes do Programa de Estudantes-Convênio e Graduação (PEC-G), percebeu-se que uma das dificuldades apresentadas por eles foi a pronúncia dos róticos do português brasileiro, que ocorreu muitas vezes com a consoante fricativa uvular, típica do francês. Essa transferência é comum no aprendizado de uma segunda língua e ocorre por meio da substituição dos fonemas da língua-alvo pelos da língua materna, o que é uma das características do sotaque estrangeiro. O ensino de pronúncia é um meio que pode auxiliar o aluno a perceber as peculiaridades da língua que está aprendendo e assim ter consciência do que precisa melhorar. Porém, o ensino de pronúncia costuma ser colocado em segundo plano, principalmente em materiais didáticos, o que dificulta ou retarda o aprendizado. Diante disso, este trabalho buscou observar a influência da instrução explícita no ensino de pronúncia das consoantes tap alveolar e fricativa velar do português brasileiro para francófonos, com base em Zimmer (2006), Nishida (2005) e Guedes e Gomes (2010). A coleta de dados ocorreu por meio de duas gravações com os alunos do PEC-G da turma de 2017, antes e após a aplicação de exercícios de explicitação de pronúncia e de ambientes fonológicos das consoantes em questão. Esses exercícios aconteceram em duas etapas: a primeira entre os meses de maio e junho e a segunda entre agosto e outubro; e consistiram na exposição dos processos articulatórios dos fonemas do português e na leitura, inicialmente, de palavras e de frases. A análise dos dados revelou que houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes, visto terem conseguido não só realizar, na maioria dos casos, as consoantes, como também reconhecerem os ambientes de cada uma delas.
Abstract: The analysis of class recordings made in 2016 with students from the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G) revealed that one of the difficulties presented by them was the pronunciation of the Brazilian Portuguese rhotics, which is realized with a typical uvular fricative consonant of French. This is a common phenomenon in the learning process of a second language and occurs by replacing the target language phonemes with the mother tongue ones, which often characterizes the foreign accent. The teaching of pronunciation is a way that can help student to perceive the peculiarities of the language that is being studied, and to allow an awareness of what is required to improve. However, pronunciation teaching is often placed in the background or just ignored, especially in the teaching materials, which hinders or delays learning. This work sought to observe the influence of explicit instruction in pronunciation teaching of the alveolar tap and velar fricative from Brazilian Portuguese to francophone students, based on Zimmer (2006), Nishida (2005) and Guedes and Gomes (2010). The data was based on the recordings of two lessons with the 2017 PEC-G students, right before and after an application of pronunciation exercises. Those exercises took place in two stages: the first, around May and June, and the second around August and October 2017; and they consisted in exposing the articulatory processes of phonemes in Brazilian Portuguese and reading skill, initially, saying words and then phrases. The data analysis revealed that there was a meaningful improvement in the students‟ performance with the consonants as well as the capability of recognizing their phonological proper environments.
Palavras-chave: Instrução fonética explícita
Fonética articulatória
Róticos
Português como segunda língua
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3282
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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