Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32831
Tipo: | TCC |
Título: | O incentivo da leitura na infância: experimentações formativas em uma turma de 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Miranda, Valda Lígia Justino Maurício |
Primeiro Orientador: | Silva, Robson Guedes da |
Resumo: | Este estudo investiga como o incentivo à leitura na infância, por meio de experimentações formativas realizadas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em narrativas autobiográficas que refletem as experiências pedagógicas da professora regente. O objetivo principal é analisar como as experimentações formativas realizadas pela docente, a partir de suas práticas de incentivo à leitura, influenciam o desenvolvimento dos alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, com base em sua narrativa autobiográfica. O estudo busca identificar os desafios enfrentados e as possibilidades de aprimoramento dessas práticas, considerando o contexto escolar e as vivências da própria docente. A pesquisa evidencia como o papel do educador é fundamental para a construção de uma relação positiva com a leitura, refletindo sobre as práticas pedagógicas e suas implicações no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. |
Abstract: | This study investigates how the encouragement of reading in childhood, through formative experiments carried out in a 1st year class of Elementary School, contributes to the integral development of students. The methodology used is qualitative, based on autobiographical narratives that reflect the pedagogical experiences of the regent teacher. The main objective is to analyze how the formative experiments carried out by the teacher, based on her practices of encouraging reading, influence the development of students in a class of the 1st year of Elementary School, based on her autobiographical narrative. The study seeks to identify the challenges faced and the possibilities of improving these practices, considering the school context and the experiences of the teacher herself. The research shows how the role of the educator is fundamental for the construction of a positive relationship with reading, reflecting on pedagogical practices and their implications for cognitive development and emotional of the children. |
Palavras-chave: | Infância Docência Incentivo à leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32831 |
Data do documento: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VLJMM26112024.pdf | 895,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons