Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3290
Tipo: TCC
Título: Ensino dos números inteiros: uma análise sobre alguns livros didáticos
Autor(es): Linhares, Flávio Barbosa
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as abordagens de alguns livros didáticos para o ensino dos Números Inteiros, em particular as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Para melhor analisar as obras didáticas, foi utilizado como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os livros foram investigados e verificados se eles atendem as sugestões dos PCN e quais são suas limitações sobre ensino dos números negativos e suas vantagens na apresentação dos conteúdos. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica para subsidiar as etapas do trabalho, os instrumentos de pesquisas foram os livros didáticos, artigos, monografias e os PCN. Esta pesquisa se deu com a necessidade de entender se as abordagens dos livros didáticos no 7º tem alguma relação com as dificuldades apresentadas por muitos dos alunos do 9º ano em fazer as operações de soma, subtração em especial a multiplicação e divisão, além da confusão nas regras de sinais de números positivos e negativos. Visto que hoje, não faltam sugestões de metodologias e novos recursos didáticos que facilitam o ensino do professor e a aprendizagem dos alunos. Além do mais os números negativos são cercados de dificuldades principalmente em suas operações básicas e as regras dos sinais, historicamente houve resistência na aceitação da sua existência para representar situações do cotidiano e resolução de equações. Assim, ao final da pesquisa foi possível perceber que os alunos também sofrem de mesma dificuldade de interpretação. Os números inteiros é um conteúdo de base teórica muito importante na formação dos alunos, visto que eles utilizam esse conhecimento constantemente nos problemas matemáticos, nas equações e situações problemas do dia-dia.
Abstract: This work aimed to analyze the approaches of some textbooks for the teaching of Integer Numbers, in particular the operations of addition, subtraction, multiplication and division. To better analyze the didactic works, the National Curricular Parameters (PCN) was used as theoretical reference. The books have been investigated and verified if they meet the suggestions of PCN and what are their limitations in teaching the negative numbers and their advantages in presenting the contents. It was used as methodology the bibliographic research to subsidize the stages of the work, the instruments of research were the didactic books, articles, monographs and the PCN. This research had the need to understand if the approaches of the textbooks in the 7th have some relation with the difficulties presented by many of the students of the 9th year in doing the operations of addition, subtraction in particular multiplication and division, besides the confusion in the Sign rules of positive and negative numbers. Since today, there are suggestions for methodologies and new didactic resources that facilitate the teaching of the teacher and the students' learning. Moreover the negative numbers are surrounded by difficulties mainly in their basic operations and the rules of the signs, historically there was resistance in the acceptance of its existence to represent everyday situations and resolution of equations. Thus, at the end of the research it was possible to perceive that the students also suffer from the same difficulty of interpretation. Whole numbers are a very important theoretical content in the training of students, since they use this knowledge constantly in mathematical problems, in equations and in everyday problems situations.
Palavras-chave: Livro didático
Números inteiros - Matemática
Matemática - Ensino e Aprendizagem
Textbooks
Whole Numbers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3290
Data do documento: 6-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBL19062017.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons