Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3292
Tipo: TCC
Título: Algoritmos da multiplicação ao longo da história: uma proposta de oficina pedagógica
Autor(es): Silva, Rodanim Ramom Carlos da
Primeiro Orientador: Medeiros, Jânio Elpídio de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC teve como objetivo principal analisar o potencial de uma oficina pedagógica sobre a multiplicação de números naturais, com uma abordagem pautada em procedimentos históricos do algoritmo da multiplicação a partir da avaliação de professores de matemática. O tema escolhido foi motivado pela constante necessidade de buscar metodologias didáticas diferenciadas para a sala de aula que possam promover um aprendizado mais significativo da Matemática. Nesse contexto, foi elaborada uma oficina pedagógica intitulada “Métodos Multiplicativos: Aprendendo multiplicação com John Napier e os povos Egípcios e Hindus” que posteriormente foi analisada por professores de Matemática que atuam na Educação Básica do Vale do Mamanguape. A pesquisa foi de cunho exploratório e trata-se de um estudo de caso. Diante disto, dentro do contexto da pesquisa exploratória foi elaborado um questionário, pelo qual possibilitou a análise dos dados que foram obtidos nesse estudo. Sobre os resultados obtidos, pode-se concluir que os parâmetros analisados na oficina pedagógica pelos professores da educação básica são fundamentais para o estabelecimento de caminhos metodológicos que poderão contribuir para o ensino pela Historia da Matemática, de forma mais significativa.
Abstract: The main purpose of the present study was to analyze the potential of a pedagogical workshop on the multiplication of natural numbers, with an approach based on historical procedures of the algorithm of multiplication from the evaluation of mathematics teachers. The chosen theme was motivated by the constant need to seek differentiated didactic methodologies for classes that promotes a more meaningful learning of Mathematics. In this context, a pedagogical workshop was developed and entitled "Multiplicative Methods: Learning multiplication with John Napier and the Egyptian and Hindu people", which was later analyzed by Mathematics teachers who work in the Basic Education of Vale do Mamanguape. The research was exploratory and it is a case study. Therefore, within the context of an exploratory research, a questionnaire was developed, through which it was possible to analyze the data that were obtained in this study. On the results obtained, we can conclude that the parameters analyzed in the pedagogical workshop by teachers of Basic Education are fundamental for establishing methodological paths which may contribute to teaching by the History of Mathematics, in a more significant way.
Palavras-chave: Matemática - Ensino e Aprendizagem
Métodos Multiplicativos
Oficina Pedagógica
Professores de Matemática
History of Mathematics
História da Matemática
Multiplicative Methods
Mathematics teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3292
Data do documento: 1-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRCS16062017.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons