Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3293
Tipo: | TCC |
Título: | Investigando o conhecimento pedagógico sobre o ensino da estatística no ensino médio do município de Araçagi/PB |
Autor(es): | Silva Junior, Pedro Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Gouveia, Joseilme Fernandes |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito, na cidade de Araçagi-PB, com relação ao ensino da Estatística. A pesquisa foi desenvolvida com 74 (setenta e quatro) discentes de três turmas em uma escola pública do município de Araçagi-PB. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e exploratório, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário diagnóstico aplicado aos discentes e entrevistas semiestruturada aplicada aos 2 (dois) professores das turmas investigadas. A pesquisa mostrou que os alunos participantes da pesquisa possuem dificuldades na interpretação e compreensão de gráficos mais elaborados presentes nas situações matemáticas, além disso, apresentaram dificuldades em abordar as medidas de tendência central (média, moda e mediana). Isso ocorreu pelo fato de não compreenderem bem o conceito dessas medidas, necessitando de atenção neste caso por parte dos professores. |
Abstract: | This research aims to investigate the knowledge level of the students of the 3rd year of high school of the State school of Middle Teaching and Normal Francisco Pessoa de Brito, in the city of Araçagi- Pb, with respect to the teaching of statistics. The research was carried out with 74 (seventy-four) students from three classes in a public school in the city Araçagi-Pb. The research methodology is characterized as a case study, descriptive and exploratory, the data collect instrument was a questionnaire tool applied to students and a semi-structure interview applied to two (2) teachers of the classes have been investigated. The Research has shown that students study participants have difficulties in interpretation and understanding of graphics more elaborate present in situations mathematics, In addition, presented difficulties in addressing the measures of central tendency (mean, mode and median). This occurred because do not they comprehend well the concept of these measures, requiring attention in this case on the part of teachers. |
Palavras-chave: | Matemática - Ensino e Aprendizagem Ensino de Estatística Teaching of statistics Mathematics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3293 |
Data do documento: | 18-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PFSJ07122016.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons