Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3296
Tipo: | TCC |
Título: | As dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas matemáticos envolvendo subtração com números naturais |
Autor(es): | Oliveira, Renata Karla da Silva |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo identificar por meio das atividades aplicadas as dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na Resolução de Problemas envolvendo a operação da subtração com números naturais. Para isso, usamos como base vários autores como Van de Walle (2009), Toledo e Toledo (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997/1998), Polya (1995) dentre outros. Quanto aos objetivos a pesquisa foi classificada como uma pesquisa qualitativa exploratória. Quanto à coleta de dados a pesquisa realizou um estudo de caso, pois permitiu um estudo mais profundo e detalhado do conhecimento. A atividade foi feita com base nas ideias da subtração retirar, comparar e completar. A aplicação das atividades ocorreu no mês de Junho de 2015 para 62 alunos de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Para ajudar na análise dos resultados um questionário também foi aplicado. Os resultados obtidos apontam que grande parte dos alunos consegue identificar nos problemas matemáticos quais os procedimentos a serem usados, porém a maior parte deles apresenta dificuldade quando se resolve subtração com reservas. |
Abstract: | This research aims to identify through the activities applied the difficulties presented by students of the 6th year of elementary school in solving problems involving the operation of subtraction with natural numbers. For this we use based on several authors such as Van de Walle (2009), Toledo and Toledo (1997), National Curriculum Standards (1997/1998), Polya (1995) among others. As for the research objectives was classified as an exploratory qualitative research. As for data collection research we conducted a case study because it allowed a deeper and more detailed study of knowledge. The activity was based on the subtraction of ideas remove, compare and complete. The implementation of the activities took place in June 2015 to 62 students in two classes of the 6th year of elementary school. To help in analyzing the results a questionnaire was also applied. The results indicate that most students can identify the mathematical problems which procedures to be used, but most of them have difficulty when it decides the method of exchange. |
Palavras-chave: | Matemática - Ensino e Aprendizagem Dificuldades da aprendizagem Resolução de Problemas Matemática - Subtração Resolution of Problemas Mathematics - Subtraction Learning difficulties Mathematics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3296 |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RKSO18012016.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons