Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3297
metadata.dc.type: TCC
Title: Ensino de funções matemáticas do 1º grau no ensino médio: discussão interdisciplinar com a física
metadata.dc.creator: Cunha, Diego Matias de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Nosso trabalho tem por objetivo apresentar um debate teórico, sobre a interdisciplinaridade, envolvendo Física e Matemática, para o ensino de Função. A fim de desenvolvermos tal objetivo, tratamos alguns tipos de funções Matemáticas que são utilizadas no estudo da Física do Ensino Médio. Apresentamos debates teóricos que falaram sobre a utilização da interdisciplinaridade, seguido das análises de gráficos e tabelas que trabalharam relações entre grandezas do meio físico com a Matemática, diagnosticando-as com exemplos e culminando em deduções de fórmulas. Defendemos e evidenciamos a aproximação do meio Físico com as análises características da Matemática, baseado nos documentos oficiais de Educação do Brasil, propostos para o Ensino Médio. Para desenvolvimentos de nossos objetivos, nos lançamos a uma pesquisa do tipo Explicativo e Experimental, de caráter qualitativo. Para revisão bibliográfica, utilizamos Nogueira (2001), Soares (2009) e vários documentos oficiais de educação do Brasil. As contribuições de nossa pesquisa é que reforçamos as bases teóricas que fundamentam a importância de se trabalhar com interdisciplinaridade, e as contribuições que esta prática, quando bem planejadas, pautada em nossos discursos teóricos, podem promover, bem como ofertar um acervo de reflexões teóricas que o professor pode desenvolver, com base em nossas discussões teóricas. A título de sugestões de pesquisas futuras, indicamos que sejam sistematizadas coleta de dados formais, que possam comprovar nossas deduções de natureza de senso comum, e informal.
Abstract: Our work aims to present a theoretical debate on interdisciplinary, involving physics and mathematics, to function teaching. In order to develop this goal, we treat some types of Mathematical functions that are used in the study of high school physics. We present theoretical discussions who spoke on the use of interdisciplinarity, followed by chart analysis and tables that worked relations between magnitudes of the physical environment with mathematics, diagnosing them with examples and culminating in formulas deductions. We argue that evidence the approach of Physical medium with the analysis features of mathematics, based on official documents of Education of Brasil, proposed for the high school. For developments of our goals, we launched in a research Explanatory and Experimental type of qualitative character. For literature review, we use Nogueira (2001), Soares (2009) and several official documents of education in Brazil. The contributions of our research is to reinforce the theoretical basis underlying the importance of working with interdisciplinary, and the contributions that this practice, when well planned, based on our theoretical discourses, can promote and offer a wealth of theoretical reflections the teacher may develop, based on our theoretical discussions. By way of future research suggestions, indicated that they are systematized collection of formal data, which can prove our deductions from common sense of nature, and informal.
Keywords: Matemática - Ensino e Aprendizagem
Física
Interdisciplinaridade
Mathematics Teaching
Physics
Interdisciplinarity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3297
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMOC22082016.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons