Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33182
Tipo: TCC
Título: Um estudo sobre o nível da educação financeira dos estudantes da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Barrocas, Lívia Assis
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento sobre educação financeira dos estudantes da área de saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para isto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de um questionário aplicado de forma eletrônica via aplicativo da Google - Google Forms, com 27 perguntas divididas em 4 blocos, buscando identificar o perfil socioeconômico, o gerenciamento financeiro, o conhecimento financeiro e o interesse acerca do assunto. A pesquisa teve uma amostra de quatrocentos e trinta e quatro (434) respondentes e se utilizou de estatística descritiva auxiliada por meio de planilhas eletrônicas para elaboração de tabelas e gráficos que corroborassem para atingir os objetivos. Os resultados obtidos demostram que a maioria dos respondentes planejam sua vida financeira, utilizam ferramentas de controle mais tradicionais, e a maior parte dos que declararam possuir dívidas, atribuem isso a falta de planejamento, inexistência de renda ou facilidade ao acesso ao crédito. Além disso, os estudantes de maneira geral apresentaram um nível mediano de conhecimento financeiro, evidenciando a falta de um ensino basilar para nivelar e aprimorar a juventude e demonstraram interesse em aprender mais sobre a temática. Desta forma, é possível concluir que o público é de fácil acesso para implementação da educação financeira, o que realça a necessidade de promover o ensino, a fim de preencher lacunas que existem e fomentar o interesse de se tornarem eficientes tomadores de decisões.
Abstract: This study aims to analyze the level of knowledge about financial education of students in the health area at the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, a descriptive research was carried out, using a questionnaire applied electronically via the Google application - Google Forms, with 27 questions divided into 4 blocks, seeking to identify the socioeconomic profile, financial management, financial knowledge and interest in the subject. The research had a sample of four hundred and thirty-four (434) respondents and used descriptive statistics assisted by electronic spreadsheets to create tables and graphs that supported achieving the objectives. The results obtained show that the majority of respondents plan their financial lives, use more traditional control tools, and the majority of those who declared having debts attribute this to a lack of planning, lack of income or easy access to credit. Furthermore, students generally presented an average level of financial knowledge, highlighting the lack of basic education to level up and improve youth and demonstrated an interest in learning more about the topic. In this way, it is possible to conclude that the public has easy access to the implementation of financial education, which highlights the need to promote education, in order to fill gaps that exist and encourage the interest in becoming efficient decision makers.
Palavras-chave: Alfabetização finandeira
Conhecimento financeiro
Educação financeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33182
Data do documento: 28-Out-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAB20012025.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons