Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33201
Tipo: TCC
Título: LITERATURA EM MOVIMENTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS
Autor(es): Lucena, Esther Fernanda Pereira de Lima
Primeiro Orientador: Lucena, Josete Marinho
Resumo: O presente trabalho discute as algumas lacunas do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, destacando a fragmentação entre as áreas de gramática, literatura e produção de texto, que comprometem o desenvolvimento de leitura e escrita dos estudantes. Além disso, a falta de engajamento dos estudantes com a leitura em geral é um problema recorrente. Com base nessas reflexões, o trabalho propõe uma sequência didática para a 1ª série do ensino médio, integrando metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos) que estimulam a leitura e análise de textos literários de maneira dinâmica e conectada ao cotidiano dos estudantes. O principal objetivo é proporcionar um ensino que promova o protagonismo dos estudantes e incorpore o uso de tecnologias, sem desconsiderar a realidade das escolas com menos recursos. Outros objetivos deste trabalho são: promover a integração entre leitura e produção de texto, desenvolver a autonomia e a criatividade dos estudantes por meio de atividades que envolvam a produção textual e a leitura crítica, como também contribuir para a formação de leitores, capazes de analisar e interpretar textos de maneira reflexiva e contextualizada
Abstract: This work discusses some gaps in Portuguese language teaching in Brazil, highlighting the fragmentation between the areas of grammar, literature and text production, which compromise students' reading and writing development. Furthermore, students' lack of engagement with reading in general is a recurring problem. Based on these reflections, the work proposes a didactic sequence for the 1st year of high school, integrating active methodologies (Project-Based Learning, Flipped Classroom and Game-Based Learning) that encourage the reading and analysis of literary texts in a dynamic way and connected to students’ daily lives. The main objective is to provide teaching that promotes student protagonism and incorporates the use of technologies, without disregarding the reality of schools with fewer resources. Other objectives of this work are to promote the integration between reading and text production, develop students' autonomy and creativity through activities that involve textual production and critical reading, as well as contributing to the formation of readers, capable of analyzing and interpret texts in a reflective and contextualized way.
Palavras-chave: Ensino. Literatura. Metodologia Ativa. Letramento digital.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33201
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esther Fernanda Pereira de Lima Lucena_versão final.pdf428,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.