Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33215
Tipo: TCC
Título: IMPLICATURAS CONVERSACIONAIS: ANÁLISE DE IMPLÍCITOS PRAGMÁTICOS NO LIVRO DIDÁTICO
Autor(es): TEIXEIRA, MARIANE DE BARROS
Primeiro Orientador: Santos, Maria Leonor Maia dos
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise de implícitos pragmáticos em tirinhas presentes no livro didático Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso, vol. 3, 2016, de autoria de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien. A partir do Princípio da Cooperação, as Máximas Conversacionais e Teoria das Implicaturas, formulados pelo filósofo Paul Grice, propomo-nos explicar como as implicaturas conversacionais estão presentes no gênero textual tirinha e no subgênero cartum, e como auxiliam na compreensão e reflexão da materialidade textual. Observou-se que o gênero escolhido para análise do corpus explora ou quebra pelo menos uma máxima conversacional a cada tirinha para construir os sentidos causadores da ironia; e que a Máxima de Relação é mais frequente, visto que as tirinhas e seus subgêneros se utilizam de metáforas e ambiguidades. Além disso, este trabalho convida à reflexão sobre o conceito de linguagem como ação e interação no mundo, destacando a falta de uma abordagem reflexiva no ensino de língua portuguesa em relação às interações reais. A partir de uma análise pragmática das tirinhas, concluímos que o ensino funcional dos textos pode ser uma ferramenta valiosa para promover um conhecimento mais reflexivo e interativo, favorecendo a interpretação, reflexão e produção textual dos alunos.
Abstract: This work consists of an analysis of pragmatic implicits in comic strips present in the textbook Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso, written by William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien. Based on the Principle of Cooperation, Conversational Maxims and Theory of Implicatures, formulated by the philosopher Paul Grice, we propose to explain how conversational implicatures are present in textual genres and help in the understanding and reflection of textual materiality. It was observed that the genre chosen for corpus analysis explores or breaks at least one conversational maxim in each strip to construct the meanings that cause irony; and that the Relationship Maxim is more frequent, since the strips use metaphors and ambiguities. Furthermore, this work seeks to reflect a little on the concept of Language as action and interaction in the world and the teaching of Portuguese language based only on highlights and grammatical classifications, resulting from the sentence itself. The analysis assumes that teaching Portuguese, based on linguistic use, causes greater development of criticality and textual production in students.
Palavras-chave: Máximas Conversacionais. Implicatura. Tirinhas. Interpretação. Reflexão. Linguagem.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33215
Data do documento: 9-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariane de Barros Teixeira_versão final.pdf761,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.