Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33231
Tipo: TCC
Título: Entre a prática na formação inicial e na formação continuada: relatos de vivência
Autor(es): ANDRADE, THAINÁ CAMILLY DE SOUZA
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: O ensino e a língua estão em constante mudança, são necessárias intervenções e atualizações constantes na mediação do professor. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar práticas vivenciadas na formação inicial e na formação continuada, para compreender as diferenças e semelhanças na contribuição da prática docente. Trazemos como ponto de partida a experiência dos estágios no ensino fundamental e no ensino médio, vivenciados na UFPB, durante a formação inicial para comparar com a nossa experiência na participação do Projeto de Extensão Formação Continuada no Município de Pedras de Fogo: “INTEGRAÇÃO DA REDE DE ENSINO PARA A CIDADANIA (IREC), coordenado por professores da UFPB. Teoricamente, nos fundamentaremos em GATTI (2003) e na Base Nacional Comum Curricular para observação das diretrizes nas Formações. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três etapas: a) pelos conceitos de Formações Iniciais e Continuada; b) pelos relatos de nossa participação nos estágios da formação Inicial, no curso de Letras da UFPB; e c) pela própria vivência e entrevistas a quatro professores do município de Pedras de Fogo, sobre a Formação continuada. As análises apontam para convergências e divergências, que concorrem para um melhor aprofundamento do que seja a prática docente.
Abstract: Teaching and language are constantly changing, constant interventions and updates are necessary in the teacher's mediation. Therefore, the present research aims to analyze practices experienced in initial training and continuing training, to understand the differences and similarities in the contribution of teaching practice. We bring as a starting point the experience of internships in elementary and high school, experienced at UFPB, during initial training to compare with our experience in participating in the Continuing Training Extension Project in the Municipality of Pedras de Fogo: “NETWORK INTEGRATION OF TEACHING FOR CITIZENSHIP (IREC), coordinated by UFPB professors. Theoretically, we will be based on GATTI (2003) and the National Common Curricular Base to observe the guidelines in Training. Methodologically, the research will be divided into three stages: a) by the concepts of Initial and Continuing Training; b) reports of our participation in the Initial training stages, in the Literature course at UFPB; and c) through their own experience and interviews with four teachers from the municipality of Pedras de Fogo, about continuing education. The analyzes point to convergences and divergences, which contribute to a better understanding of teaching practice.
Palavras-chave: Formação Inicial; Formação Continuada; Práticas de Língua Portuguesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33231
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thainá Camilly de Souza Andrade_versão final.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.